O melhor pedaço da Maçã.
Projeto Escolar Schoolwork app - ClassKit

Saiba mais sobre o novo aplicativo Projeto Escolar e o framework ClassKit

O evento da Apple desta tarde foi focado em novidades para educação, algo em que a empresa vem trabalhando com afinco já faz alguns anos.

Publicidade

Todos os investimentos da Maçã nessa área visam ajudar professores e alunos de tal maneira que a tecnologia seja vista como aliada no processo de ensino e aprendizagem. Mas em vez de tentar ocupar o lugar de pequenas empresas e desenvolvedores de apps no segmento da educação, a Apple criou algo para servir como base e impulsionar seus trabalhos ainda mais; assim surgiu a API1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações. ClassKit, que se integra com o mais novo app Projeto Escolar (Schoolwork).

App Schoolwork para iOS

Com o app Projeto Escolar, os professores podem aproveitar o poder e a criatividade dos aplicativos disponíveis no iPad. […] O Schoolwork e os aplicativos que o aproveitam dão aos professores uma nova visão sobre o desempenho de seus alunos, ajudando-os a adaptar seu ensino às necessidades e ao potencial de cada aluno. Com o app Projeto Escolar, os professores têm um resumo do desempenho geral de cada aluno e podem verificar as atividades dos apps dos alunos e o progresso de suas tarefas.

O aplicativo, que só chegará em junho, oferece um lugar em comum para que professores possam passar exercícios e trabalhos aos alunos e, a um toque, ficarem por dentro do progresso de cada um, assim como podem corrigir e dar feedbacks em tempo real. Na visão do aluno, em contrapartida, será possível acessar diversas matérias e não deixar passar nenhum trabalho, já que todos estarão reunidos por turma, data e também prioridade.

Publicidade

Como já citamos, será fácil adicionar novos materiais como PDFs, documentos, links em geral, além de ser uma ótima maneira de enviar comunicados e lembretes sobre os trabalhos (para toda a turma ou um aluno específico). Entretanto, o aplicativo faz ainda mais do que isso: contando com o trabalho dos desenvolvedores com o ClassKit, outros apps também poderão ser integrados ao Projeto Escolar, permitindo que os professores passem exercícios em diferentes apps mas tenham tudo em um só lugar.

App Schoolwork para iOS

Alguns dos conteúdos educacionais mais úteis estão dentro de apps. Mas os alunos, principalmente os mais novos, têm dificuldades de encontrar esses materiais. O Projeto Escolar leva seus estudantes ao lugar certo no app certo.

Os professores poderão escolher alguma atividade em um aplicativo específico (por enquanto, os que suportam a integração são apenas os mais populares como Quizlet, Duolingo, GeoGebra, etc.), ir até a área “Material”, dentro do aplicativo, e escolher adicionar a atividade escolhida de outro app. Fazendo assim, tudo fica muito mais fácil para os alunos, que apenas tocarão uma vez dentro do app e serão levados à atividade exata pedida pelo professor.

Publicidade

Com o tempo, mais aplicativos estarão disponíveis e serão integrados ao app. Para isso, os desenvolvedores precisarão se atentar para alguns detalhes dentro do framework ClassKit: será necessário “etiquetar” a estrutura de conteúdo do app, de maneira que seja fácil para os professores acharem e enviarem a atividade aos alunos — os conteúdos poderão incluir uma hierarquia de problemas matemáticos e quizzes, conceitos de programação e exercícios ou capítulo de livros.

Outro recurso que precisa estar disponível nos aplicativos a partir do framework é a habilidade de gravar o progresso e enviar ao ClassKit, de modo que os professores e alunos possam ter acesso a um relatório completo dentro do aplicativo Projeto Escolar. O tipo de “relatório” que aparecerá depende do aplicativo; pode ser tempo gasto numa só atividade, porcentagem, pontuação do quiz, e outros.

App Schoolwork para iOS

O ClassKit — que inclusive foi descoberto em fevereiro pelo já famoso Guilherme Rambo — habilita recursos nos aplicativos educacionais para iPad, que podem ser usados por instituições educacionais com o Apple School Manager e IDs Apple gerenciáveis.

Publicidade

É válido citar também que, tanto o novo app quanto o novo framework carregam a mesma filosofia de privacidade de todos os produtos e serviços da Apple. Portanto, as únicas pessoas que terão acesso aos dados gerados nos apps serão os professores e alunos (isto é, os dispositivos utilizados por cada um).

A privacidade está em tudo o que criamos.

Os professores conseguem ver todas as coisas incríveis que seus alunos criam. Nós, não. Cada produto Apple é feito com uma abordagem integrada de privacidade e segurança. Disponibilizamos às escolas aparelhos, apps e serviços que mantêm seguros os trabalhos e as informações pessoais dos alunos. E com os IDs Apple gerenciados, a escola controla as informações dos estudantes e pode escolher ativar ou desativar apps e serviços como iMessage, FaceTime e relatórios de desempenho do aluno no app Projeto Escolar.

App Schoolwork para iOS

Os desenvolvedores já terão acesso ao ClassKit no Xcode 9.4 beta e no iOS 11.4 beta, mas será necessário ter uma conta Apple School Manager e uma versão beta do app Projeto Escolar para configurar e testar.

Se você é desenvolvedor e quer integrar o framework em seu app, pode preencher o formulário nesta página e você será notificado quando os testes e desenvolvimentos estiverem disponíveis.

·   •   ·

Talvez o evento e as suas novidades não tenham animado o grande público, mas como sou da área de educação, estou apenas em cólicas, ansiosíssima para colocar as mãos em todas essas novidades! Que chegue logo junho! 😃

Notas de rodapé

  • 1
    Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Promoções do dia na App Store: Vectornator Pro, Tyme 2, DesiGN e mais!

Próx. Post

Huawei lança fones de ouvido com visual exterior basicamente idêntico ao dos AirPods

Posts Relacionados