O melhor pedaço da Maçã.

Vivo Voz WiFi passa a funcionar nativamente no iOS 11.3 após o TU Go ser descontinuado

Vivo Voz WiFi

Há algumas semanas, a Vivo anunciou o fim do serviço TU Go e, com isso, o futuro das chamadas via Wi-Fi na operadora ficou um tanto nebuloso. Hoje, porém, com a liberação do iOS 11.3, as coisas se tornaram mais claras.

Publicidade

O Vivo TU Go era um serviço para lá de interessante: clientes dos planos pós-pagos com o devido app instalado podiam realizar ou receber chamadas, bem como trocar SMS1Short message service, ou serviço de mensagens curtas., através de redes Wi-Fi. Ou seja, caso o local onde você estivesse apresentasse sinal de celular ruim, não haveria problema em utilizar o serviço conectado a uma rede de banda larga. Sem falar, é claro, da possibilidade de aproveitar algo assim em viagens internacionais (bastava se conectar a uma rede Wi-Fi para fazer ligações e mandar mensagens como se estivesse no Brasil, sem pagar por roaming ou taxas adicionais).

Por outro lado, o próprio sistema operacional móvel da Apple contava com uma solução bastante similar, sem a necessidade de utilizar um app dedicado para isso. Falo do recurso Ligações Wi-Fi (Wi-Fi Calling).

O problema aconteceu quando a Vivo oficializou a morte do TU Go, sem deixar claro se o recurso Ligações Wi-Fi (nativo do iOS) seria ou não suportado. Com a chegada do iOS 11.3, a Vivo atualizou os ajustes da operadora, transformando o TU Go no Vivo Voz WIFI. Agora, nenhum aplicativo é necessário para utilizar o recurso em iPhones e também em aparelhos da Samsung.

Publicidade

Realize chamadas se conectando a uma rede Wi-Fi de qualquer lugar do mundo e seja cobrado como se estivesse no seu DDD de origem. Tudo isso sem baixar um app!

A própria página oficial do recurso já foi atualizada. Antes, ela listava apenas os seguintes aparelhos:

  • Galaxy J5
  • Galaxy J7 Metal
  • Galaxy S6 e S6 edge
  • Galaxy S7 e S7 edge
  • Galaxy S8 e S8+

Agora, já constam também os modelos de iPhones compatíveis com o serviço. São eles:

  • iPhone 5s
  • iPhones 6 e 6 Plus
  • iPhones 6s e 6s Plus
  • iPhone SE
  • iPhones 7 e 7 Plus
  • iPhones 8 e 8 Plus
  • iPhone X

Para ativar o recurso no iPhone, vá em Ajustes » Telefone » Ligações Wi-Fi e ative a opção “Ligações Wi-Fi neste iPhone”. Quando o serviço estiver sendo usado, você verá a inscrição “Voz WiFi” no nome da operadora.

Publicidade

Clientes de planos pré/pós-pagos e controle podem usufruir do recurso, bem como pessoas que contam com planos empresariais. O serviço em si é gratuito para todos os clientes — você paga pelas ligações, mas é como se estivesse sempre localizado na cidade do código do seu DDD; ou seja, você pode usar sua linha de qualquer lugar do mundo, e pagar como se estivesse falando de casa. Vale notar que a pessoa que recebe uma ligação que você realizou utilizando o Ligações Wi-Fi não precisa ter o serviço habilitado, e que você pode fazer/receber chamadas de qualquer número (fixo ou móvel).

Felizmente, agora, tudo está devidamente esclarecido.

dica do Rafael Vannucci e do Daniel Arantes

Notas de rodapé

  • 1
    Short message service, ou serviço de mensagens curtas.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple vai melhorar controle de privacidade do usuário, permitindo que você baixe e/ou apague todos os seus dados em um só lugar

Próx. Post

Apple libera o macOS High Sierra 10.13.4 para todos os usuários [atualizado]

Posts Relacionados