O melhor pedaço da Maçã.

Já pensou em transformar a tela de um MacBook Pro numa sensível ao toque por apenas US$1?

"MacBook Touch"

Apesar de ser difícil imaginar como transformar a tela de um MacBook Pro em uma superfície touch por vias menos invasivas, o americano Kevin Kwock e seus colegas desenvolveram um protótipo que permite essa façanha sem muito trabalho. O segredo? Utilizar a webcam do próprio notebook! Ao projeto foi dado o nome “Sistina”, o mesmo da famosa capela do Estado do Vaticano.

Publicidade

Na realidade, o processo envolve o uso de produtos básicos, comprados pela equipe por menos de US$1. A parte mais pesada do projeto fica por conta de um software que entende e calibra o toque na tela do computador, permitindo então o seu uso para diversos sites e até mesmo aplicativos.

Basicamente, os estudantes analisaram o ângulo no qual o dedo, quando em contato com a tela, consegue tocar o próprio reflexo — é sob essa angulação que a pessoa estará tocando a superfície. A partir daí, é necessário adaptar os materiais comprados para que a webcam enxergue esse par (dedo + reflexo). Para tal, Kevin utilizou os seguinte materiais: um pequeno espelho, papel rígido, dobradiça de porta e cola quente.

"MacBook Touch"

Depois de “instalar” todos os aparatos, o processamento é feito por um código que detecta, mapeia e calibra o toque através de um processo rápido — no qual é preciso seguir um ponto pela tela, identificando as coordenadas do dedo com aquelas do reflexo, criando uma matrix.

"MacBook Touch"

Para um protótipo, até que a engenharia de adaptação funciona muito bem! Para os criadores, algumas modificações poderiam melhorar os resultados, como uma câmera com melhor resolução e um vidro que seja curvo (permitindo à webcam enxergar toda a tela). Dessa forma, o projeto poderia se tornar um método funcional de baixo custo para telas touchscreen.

Publicidade

A novidade é promissora para usuários que aguardavam pelo lançamento de um produto da linha Mac com essa tecnologia e que levaram um banho de água fria depois de entrevistas com executivos da Apple confirmarem que a empresa não pensa como “apropriado” o uso de uma tela multitoque na linha Mac.

via Gizmodo Brasil

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Jogo Starman está sendo distribuído de graça pelo app Apple Store, aproveite!

Próx. Post

Conceito: como seria um possível iPhone com tela curva?

Posts Relacionados