Código interno abre possibilidade para mostradores de terceiros no Apple Watch [atualizado]


Desde o lançamento do Apple Watch original, muitos usuários sentem falta de uma coisa simples, mas que faz toda a diferença no quesito personalização. Sim, estou falando da possibilidade de desenvolvedores, designers e empresas poderem criar mostradores para o relógio, oferecendo assim muito mais opções do que os 17 atuais1.

Essa decisão da Apple faz sentido — por um lado — já que, ao controlar os mostradores do relógio, ela tem a certeza de que o visual dele está de acordo com as suas diretrizes e que produto transmite os valores/conceitos intencionados; por outro, os usuários perdem dezenas/centenas de opções de mexer no visual do aparelho que, como disse acima, o tornariam ainda mais personalizável e de acordo com o gosto de cada um.

Mas parece que a Apple mudou de ideia. O desenvolvedor Guilherme Rambo encontrou referências no código do watchOS 4.3.1 beta as quais sugerem que finalmente poderemos ver essa possibilidade (mostradores de terceiros) acontecer.

Um componente do NanoTimeKit (framework responsável pelos mostradores do relógio) implementou um servidor de ferramentas para desenvolvimento que provavelmente foi projetado para se comunicar com o Xcode rodando num Mac. E, vasculhando essa novidade, ele encontrou a seguinte mensagem:

Framework NanoTimeKit no watchOS 4.3.1

r3 = “É aqui que a geração do pacote de configuração de mostradores de terceiros aconteceria”;

Segundo Rambo, fica claro que o recurso ainda não está devidamente implementado, mas mostra claramente que se trata de algo planejado e — torcemos — decidido.

Quem sabe tudo não fique pronto a tempo do watchOS 5, que será apresentado pela primeira vez ao mundo na Worldwide Developers Conference (WWDC) 2018 — e lançado alguns meses depois, após passar por um período de testes.


Apple Watch Series 2

Apple Watch Series 3

de Apple

Preço à vista: a partir de R$ 2.339,10
Preço parcelado: em até 12x de R$ 216,58
Tamanhos: 38mm ou 42mm
Cores: diversas
Lançamento: setembro de 2017

Botão - Comprar agora

via 9to5Mac

Atualização 16/04/2018 às 10:00

O desenvolvedor Steve Troughton-Smith afirmou que esse pacote de configuração de mostradores não é algo novo — e que não devemos nos animar com a chegada dessa possível novidade:

…pacotes de configuração de mostradores de relógio de terceiros não existem há anos? Eu ainda não ficaria muito animado por causa de uma mensagem de log https://developer.apple.com/documentation/clockkit/adding_complications_to_the_gallery

Posts recomendados
Comentários

O Modo Escuro foi ativado ou desativado.
Atualize esta página para ver os comentários.


Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: