Review: iXpand Mini, da SanDisk, é um bom pendrive para o seu iPhone/iPad


Uma das características muito atrativas em vários smartphones com o sistema Android é a possibilidade de expandir o armazenamento do aparelho com a ajuda de um cartão microSD. Isso certamente ajuda bastante quando o espaço para armazenar arquivos (que estão cada vez maiores) está escasso — além de o cartão possibilitar uma transferência e acesso a arquivos em outros dispositivos de uma forma mais rápida, bastando colocar o arquivo no microSD e acessá-lo em computadores e outros dispositivos que tenham a entrada.

No iPhone, entretanto, esse tipo de interação é impossível (pelo menos por meio de cartões microSD), já que os aparelhos da Apple não contam com essa entrada. Entretanto, acessar e transferir arquivos se tornou uma tarefa muito mais fácil com o pendrive iXpand Mini, da SanDisk.

iXpand Mini

Lançado no Brasil pela Western Digital, a nova versão do pendrive iXpand Mini permite que você armazene e acesse todo e qualquer tipo de arquivo, e reproduza tudo em diversos dispositivos (pelo conector USB 3.0) e, principalmente, no seu iPhone ou iPad (pelo conector Lightning).

O iXpand Mini tem versões de 16GB (a que foi testada por nós), 32GB, 64GB e 128GB. Ele é compatível com iPhones 5 (ou superiores), iPads Air e mini (ou superiores), e iPods touch de quinta geração (ou superiores) rodando minimamente o iOS 8.2. Em computadores, ele funciona bem a partir do Windows Vista ou do macOS 10.8.

Assim que você conecta o iXpand pela primeira vez em um iPhone/iPad, uma mensagem popup aparece pedindo para você permitir o uso do dispositivo; ao permitir, você é redirecionado para uma página na App Store com uma lista de todos os apps que suportam o pendrive. A maneira como os arquivos são acessados a partir do seu iGadget é pelo aplicativo SanDisk iXpand Drive, que é bastante intuitivo.


Ícone do app SanDisk iXpand™ Drive

SanDisk iXpand™ Drive

de SanDisk

Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 5.0.4 (222.1 MB)
Requer o iOS 9.2 ou superior

Grátis

Badge - Baixar na App Store

Código QR Código QR

Na tela inicial do app, você já vê várias dicas do que pode fazer com ele: acessar pastas e arquivos tanto do seu pendrive quanto do seu iPhone/iPad — assim, você pode transferir arquivo de um para o outro; também é possível reproduzir vídeos, imagens e até áudios, com direito a navegar por músicas, álbum, artista e ainda criar listas de reproduções no próprio app.

Além disso, você também pode tirar fotos ou vídeos diretamente pelo app e salvá-los no pendrive, sem se preocupar com o armazenamento do seu iPhone — ótimo para fotógrafos de plantão. Ou então, você pode optar por fazer o backup automático do Rolo da Câmera diretamente para o iXpand. O app também mostra o armazenamento do seu aparelho lado a lado com o do pendrive logo na tela inicial, facilitando o monitoramento de ambos.

Sendo um pendrive normal, ele funciona bem com o conector USB 3.0 em diversos computadores, assim como em rádios e TVs (entretanto, a reprodução das mídias vai depender do tipo de formato suportado pelo aparelho). No iXpand conectado a um iPhone/iPad, ele consegue reproduzir vídeos em WMV, AVI, MKV, MP4, RMVB e MOV.

Tanto vídeos quanto fotos podem ser reproduzidos em uma Apple TV, pelo AirPlay, e até mesmo nos dispositivos com base em Android, como o Chromecast ou o Fire TV Stick, da Amazon. Entretanto, em meus testes, os vídeos deram algumas travadas aqui e ali. Entre outros arquivos suportados, o app permite visualizar PDFs e até apresentações de slides em PPT, porém é mostrado como se fosse um PDF (sem animações).

As opções de backup não param apenas no Rolo da Câmera, como disse acima; é possível ainda salvar todos os contatos do aparelho, a fim de que você tenha todos os dados em um local seguro. O app também permite que o usuário se conecte ao Facebook, Instagram e Picasa, e faça o backup das fotos/vídeos das redes (requer boa conexão).

O ponto alto do iXpand Mini, além de reproduzir e acessar, certamente é a possibilidade de copiar arquivos com bastante facilidade — saindo do iXpand para o iGadget ou vice-versa. É uma mão na roda até para compartilhar arquivos entre iPhones/iPads (isto é, se todos tiverem o app instalado). Você também pode enviar informações e arquivos de outros aplicativos diretamente para o iXpand, com um atalho que existe na aba de compartilhamento do iOS.

De modo geral, o iXpand Mini é uma opção realmente ótima para quem está procurando uma maneira prática, rápida e fácil de transferir arquivos do e para os iGadgets. Ele também certamente auxiliará aqueles que se preocupam com o armazenamento exacerbado dos aparelhos.

As ressalvas

Externamente, como podemos ver pela imagem que ilustra o post, o pendrive tem um design bonito (plástico e alumínio em uma unidade compacta).

Algumas pequenas ressalvas precisam ser feitas aqui, entretanto: existe uma pequena capa protegendo o conector Lightning, o que é ótimo; mas é preciso muito cuidado para não perdê-la, uma vez que ela é minúscula. Algo que notei, ao testar o pendrive, é que ele também esquenta bastante quando está sendo acessado por um computador. Dessa forma, prefira segurá-lo pelo lado do plástico quando for retirá-lo da máquina para evitar encostar na parte (quente) de alumínio.

iXpand Mini

Já o conector Lightning é bem pequeno e revestido de plástico. Então, qualquer movimento mais forte do que o normal pode acabar danificando o pendrive, fazendo-o deixar de funcionar. Portanto, todo o cuidado é pouco — ainda que o produto conte com dois anos de garantia.

Onde comprar?

O iXpand Mini está disponível para compra — a partir de R$159 — em diversas lojas, incluindo Americanas.com, Casas Bahia, Extra.com, Pontofrio, Submarino e Walmart.

Como sempre, não custa lembrar aqui. Se você não quer perder nenhuma promoção no futuro, não deixe de instalar a MM Ofertas, extensão oficial do MacMagazine que pesquisa para você o preço mais barato em diversas lojas nacionais. Ela conta ainda com alerta/histórico de preços e busca automática por cupons de desconto — tudo isso respeitando a sua privacidade. 😃

Prós

  • Transferência fácil de arquivos de/para o iPhone;
  • Backup de contatos, fotos e vídeos (aparelho e redes sociais);
  • Reprodução de diversos tipos de arquivos.

Contras

  • Contorno do conector Lightning é frágil;
  • Pode aquecer na parte de alumínio;
  • Requer instalação de um app próprio.
NOTA
8,2
Posts recomendados
Comentários

O Modo Escuro foi ativado ou desativado.
Atualize esta página para ver os comentários.


Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: