O melhor pedaço da Maçã.

Review: iXpand Mini, da SanDisk, é um bom pendrive para o seu iPhone/iPad

Uma das características muito atrativas em vários smartphones com o sistema Android é a possibilidade de expandir o armazenamento do aparelho com a ajuda de um cartão microSD. Isso certamente ajuda bastante quando o espaço para armazenar arquivos (que estão cada vez maiores) está escasso — além de o cartão possibilitar uma transferência e acesso a arquivos em outros dispositivos de uma forma mais rápida, bastando colocar o arquivo no microSD e acessá-lo em computadores e outros dispositivos que tenham a entrada.

Publicidade

No iPhone, entretanto, esse tipo de interação é impossível (pelo menos por meio de cartões microSD), já que os aparelhos da Apple não contam com essa entrada. Entretanto, acessar e transferir arquivos se tornou uma tarefa muito mais fácil com o pendrive iXpand Mini, da SanDisk.

iXpand Mini

Lançado no Brasil pela Western Digital, a nova versão do pendrive iXpand Mini permite que você armazene e acesse todo e qualquer tipo de arquivo, e reproduza tudo em diversos dispositivos (pelo conector USB 3.0) e, principalmente, no seu iPhone ou iPad (pelo conector Lightning).

Publicidade

O iXpand Mini tem versões de 16GB (a que foi testada por nós), 32GB, 64GB e 128GB. Ele é compatível com iPhones 5 (ou superiores), iPads Air e mini (ou superiores), e iPods touch de quinta geração (ou superiores) rodando minimamente o iOS 8.2. Em computadores, ele funciona bem a partir do Windows Vista ou do macOS 10.8.

Assim que você conecta o iXpand pela primeira vez em um iPhone/iPad, uma mensagem popup aparece pedindo para você permitir o uso do dispositivo; ao permitir, você é redirecionado para uma página na App Store com uma lista de todos os apps que suportam o pendrive. A maneira como os arquivos são acessados a partir do seu iGadget é pelo aplicativo SanDisk iXpand Drive, que é bastante intuitivo.


Ícone do app SanDisk iXpand™ Drive
SanDisk iXpand™ Drive de SanDisk
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 5.3.14 (155.2 MB)
Requer o iOS 11.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Na tela inicial do app, você já vê várias dicas do que pode fazer com ele: acessar pastas e arquivos tanto do seu pendrive quanto do seu iPhone/iPad — assim, você pode transferir arquivo de um para o outro; também é possível reproduzir vídeos, imagens e até áudios, com direito a navegar por músicas, álbum, artista e ainda criar listas de reproduções no próprio app.

Além disso, você também pode tirar fotos ou vídeos diretamente pelo app e salvá-los no pendrive, sem se preocupar com o armazenamento do seu iPhone — ótimo para fotógrafos de plantão. Ou então, você pode optar por fazer o backup automático do Rolo da Câmera diretamente para o iXpand. O app também mostra o armazenamento do seu aparelho lado a lado com o do pendrive logo na tela inicial, facilitando o monitoramento de ambos.

Sendo um pendrive normal, ele funciona bem com o conector USB 3.0 em diversos computadores, assim como em rádios e TVs (entretanto, a reprodução das mídias vai depender do tipo de formato suportado pelo aparelho). No iXpand conectado a um iPhone/iPad, ele consegue reproduzir vídeos em WMV, AVI, MKV, MP4, RMVB e MOV.

Tanto vídeos quanto fotos podem ser reproduzidos em uma Apple TV, pelo AirPlay, e até mesmo nos dispositivos com base em Android, como o Chromecast ou o Fire TV Stick, da Amazon. Entretanto, em meus testes, os vídeos deram algumas travadas aqui e ali. Entre outros arquivos suportados, o app permite visualizar PDFs e até apresentações de slides em PPT, porém é mostrado como se fosse um PDF (sem animações).

Publicidade

As opções de backup não param apenas no Rolo da Câmera, como disse acima; é possível ainda salvar todos os contatos do aparelho, a fim de que você tenha todos os dados em um local seguro. O app também permite que o usuário se conecte ao Facebook, Instagram e Picasa, e faça o backup das fotos/vídeos das redes (requer boa conexão).

Publicidade

O ponto alto do iXpand Mini, além de reproduzir e acessar, certamente é a possibilidade de copiar arquivos com bastante facilidade — saindo do iXpand para o iGadget ou vice-versa. É uma mão na roda até para compartilhar arquivos entre iPhones/iPads (isto é, se todos tiverem o app instalado). Você também pode enviar informações e arquivos de outros aplicativos diretamente para o iXpand, com um atalho que existe na aba de compartilhamento do iOS.

YouTube video

De modo geral, o iXpand Mini é uma opção realmente ótima para quem está procurando uma maneira prática, rápida e fácil de transferir arquivos do e para os iGadgets. Ele também certamente auxiliará aqueles que se preocupam com o armazenamento exacerbado dos aparelhos.

As ressalvas

Externamente, como podemos ver pela imagem que ilustra o post, o pendrive tem um design bonito (plástico e alumínio em uma unidade compacta).

Algumas pequenas ressalvas precisam ser feitas aqui, entretanto: existe uma pequena capa protegendo o conector Lightning, o que é ótimo; mas é preciso muito cuidado para não perdê-la, uma vez que ela é minúscula. Algo que notei, ao testar o pendrive, é que ele também esquenta bastante quando está sendo acessado por um computador. Dessa forma, prefira segurá-lo pelo lado do plástico quando for retirá-lo da máquina para evitar encostar na parte (quente) de alumínio.

iXpand Mini

Já o conector Lightning é bem pequeno e revestido de plástico. Então, qualquer movimento mais forte do que o normal pode acabar danificando o pendrive, fazendo-o deixar de funcionar. Portanto, todo o cuidado é pouco — ainda que o produto conte com dois anos de garantia.

Onde comprar?

O iXpand Mini está disponível para compra — a partir de R$159 — em diversas lojas, incluindo Americanas.com, Casas Bahia, Extra.com, Pontofrio, Submarino e Walmart.

Como sempre, não custa lembrar aqui. Se você não quer perder nenhuma promoção no futuro, não deixe de instalar a MM Ofertas, extensão oficial do MacMagazine que pesquisa para você o preço mais barato em diversas lojas nacionais. Ela conta ainda com alerta/histórico de preços e busca automática por cupons de desconto — tudo isso respeitando a sua privacidade. 😃

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iPhone 5s usado por Sean Baker para filmar “Tangerine” será exposto em museu da Academia do Oscar

Próx. Post

Guia: qual a versão mais recente do iOS compatível com o meu iPhone/iPod touch?

Posts Relacionados