O melhor pedaço da Maçã.
Galaxy S9+ e iPhone X

Como a bateria do iPhone X se sai quando comparada à do Galaxy S9+?

YouTube video

Publicidade

Ultimamente, uma das maiores preocupações entre os usuários de smartphones em geral é com o desempenho e a duração da bateria. Essa mesma preocupação deve ocupar bastante duas das maiores fabricantes de smartphones do mundo; claro que estamos falando da Apple e da Samsung.

Para mergulhar nessa discussão, o AppleInsider realizou um comparativo entre os modelos flagship das duas companhias, o iPhone X e o Galaxy S9+, destacando a performance dos aparelhos em standby, durante a reprodução de vídeos/jogos e o consumo de energia dos displays OLED1Organic light-emitting diode, ou diodo emissor de luz orgânico..

No vídeo (acima) também são verificadas as características secundárias dos dispositivos, permitindo entender o porquê de alguns resultados. Mas para quem curte ler, destrinchamos alguns dos testes realizados por eles abaixo:

Tela OLED

Como citado, ambos modelos são equipados com telas OLED, que pode ser tanto amiga quanto inimiga no consumo de energia. Do lado positivo, a tecnologia implica que cada pixel é iluminado individualmente, o que significa que apenas aquele pixel, quando necessário, será utilizado; esse fato pode contribuir para aumentar a economia de energia, é claro.

Por outro lado, esses displays podem consumir mais energia (em comparação com as telas LCD2Liquid crystal display, ou display de cristal líquido.) por pixel quando o brilho está alto ou se grande parte do que é mostrado na tela usa cores brancas — já que elas precisam de iluminação obrigatoriamente. Logo, para aqueles que possuem dispositivos com display OLED, é interessante deixar a configuração de brilho automático ativa e dar preferência para o Modo Escuro dos aplicativos que possuem essa opção (como o nosso) para estender a vida da bateria.

No que tange aos dispositivos comparados, o Galaxy S9+ é dotado de uma tela maior (tamanho e resolução) que a do iPhone X. Assim, obviamente, ela consumirá mais energia. Em termos técnicos, o aparelho da Samsung conta com uma bateria de 3.500mAh, contra a de 2.716mAh do iPhone X. Com essa especificação, a bateria do aparelho da Maçã é similar à do modelo menor do Galaxy S9, que tem uma de 3.000mAh.

Standby

O objetivo do primeiro teste foi analisar quanta energia é consumida pelos dispositivos durante uma noite em standby, ou seja, quando nenhuma ação externa foi executada nesse período. Ambos os aparelhos foram carregados até 100%, todos os aplicativos rodando em segundo plano foram fechados e eles foram acionados novamente apenas no dia seguinte.

Publicidade

De acordo com o site, o teste durou 16 horas. Após esse tempo, o Galaxy S9+ estava com 85% e, por incrível que possa parecer, o iPhone X estava com 99%. Alguns leitores do site concordaram com o veredito, afirmando que, de fato, o iPhone tem um melhor desempenho em standby; pessoalmente, durante esses últimos 8 anos que tive diferentes modelos de iPhone, eu nunca verifiquei essa mesma performance.

Reprodução de vídeos

Diferentemente do iOS, o Android incrivelmente não conta com uma opção de Modo Escuro no app YouTube. Por isso, no S9+, o aplicativo rodou na versão padrão mesmo.

Publicidade

Ambos foram ajustados para um brilho de aproximadamente 80% e colocados para reproduzir um vídeo do YouTube com duração de 3 horas. Dado esse tempo, a bateria do iPhone X indicava 55% enquanto que a do Galaxy S9+ estava com 67% — o aparelho da Samsung se saiu melhor, com uma boa folga.

Jogos

Para esse teste, os dispositivos rodaram o jogo Vainglory 5v5 por uma hora usando o brilho máximo de cada aparelho (com o objetivo de aumentar o uso da bateria e mostrar uma maior diferença dos resultados). Depois de 1 hora, o iPhone X estava com 87% e o Galaxy S9 Plus, com 84%.

Descarregamento parcial

O aplicativo Geekbench 4 foi configurado para rodar o teste de descarregamento parcial, no qual o brilho da tela é alterado pelo próprio aplicativo e os processadores são usados intensivamente por 3 horas contínuas.

Ao final do teste, o iPhone X registrava 40% até o descarregamento total e uma pontuação (calculada pelo Geekbench) de 2.566. Incrivelmente, o Galaxy S9 Plus terminou o teste com 63% de bateria restante e uma pontuação de 4.592 — 79% maior do que a verificada no iPhone X!

Para o AppleInsider, como no iPhone X não é possível executar um aplicativo e verificar ao mesmo tempo a condição da bateria (já que, para isso, é preciso acessar a Central de Controle), é possível que o iPhone contabilize erroneamente a capacidade da bateria enquanto ela está cheia — e caia rapidamente para acompanhar a real situação da bateria quando está perto de acabar.

Descarregamento total

Para o último teste, a mesma função do aplicativo Geekbench 4 usada anteriormente foi aplicada, dessa vez, até o descarregamento total das baterias, como indicado.

A bateria do iPhone X foi totalmente descarregada depois de 4 horas e 45 minutos do início do teste, gerando 2.845 pontos — maior do que a pontuação registrada no teste de descarregamento parcial. O Galaxy S9+ completou 7 horas e 22 minutos(!) após o início do teste e a pontuação final deixou o flagship da Maçã (bem) para trás, marcando 4.420 pontos — sutilmente menor daquela do teste anterior.

·   •   ·

Como é possível analisar, o último teste mostrou a melhor capacidade do aparelho da Samsung em comparação ao iDevice, então você deve se perguntar: por que uma diferença tão grande entre um teste e outro?

A bateria do Galaxy S9+ é bem maior que a do iPhone X, característica que dá uma margem de vantagem para o dispositivo da Samsung. No entanto, outra especificação deve ser considerada: processamento (o iPhone X tem mais poder de processamento do que o S9+).

Levando em conta essa informação, dá para entender como a bateria do iPhone X foi drenada mais rapidamente. Como o aplicativo força os processadores a funcionar na sua totalidade, o aparelho da Maçã realizou “mais trabalho” do que o dispositivo da Samsung (que ainda tem uma bateria maior).

Como o próprio AppleInsider enfatizou no começo dos testes, foram analisados as potencialidades de cada aparelho. Desta forma, deixo aqui a seguinte questão: processamento ou performance? Não necessariamente um exclui o outro; no entanto, cada um tem a sua prioridade no desempenho de algumas funções. Existem profissionais que executam trabalhos pesados em smartphones, enquanto outros realizam ações mais simples que não requerem muito processamento.

E aí, como é a sua experiência com o desempenho da bateria? E como você utiliza o seu aparelho?

Notas de rodapé

  • 1
    Organic light-emitting diode, ou diodo emissor de luz orgânico.
  • 2
    Liquid crystal display, ou display de cristal líquido.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

MacMagazine no Ar #275: vendas do HomePod, iPhone X dourado, troca de Apple Watches, vazamentos e mais!

Próx. Post

Analista examina que Apple Music será o serviço com maior crescimento da empresa até 2021

Posts Relacionados