O melhor pedaço da Maçã.

Sistema XProtect do macOS continua sendo atualizado periodicamente com novas proteções contra malwares

Malware disfarçado de Flash Player

Muitos de vocês podem não saber/lembrar, mas o macOS possui um sistema de segurança nativo chamado XProtect que é usado para proteger usuários contra certos tipos de malwares. É, basicamente, um antivírus embutido no sistema operacional.

Publicidade

A Apple atualiza suas definições periodicamente, tal como fez esta semana a fim de bloquear um cavalo de Troia identificado como OSX/Snake.A — cobrindo, na verdade, duas variações dele.

O bloqueio oferecido pelo XProtect é rudimentar, mas suficiente para a grande maioria dos usuários. O problema é que nem sempre ele é atualizado tão rápido quanto se espera; o Trojan Horse supracitado, por exemplo, foi descoberto originalmente pela Intego há quase um ano.

Por falar em malwares, a própria Intego noticiou esta semana outro bem parecido — este, identificado como OSX/Shlayer. Mais uma vez, trata-se de um malware disfarçado de instalador do Flash Player (quem ainda usa isso?!) e normalmente adquirido por meio de downloads piratas de sites de torrents. Oh, well…

Publicidade

Aos interessados em obter mais detalhes de como o OSX/Shlayer atua, vale conferir este post da Malwarebytes.

via The Mac Security Blog: 1, 2

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Startup árabe está oferecendo até US$3 milhões por bugs inexplorados no iOS, no macOS e em outros sistemas

Próx. Post

Sonos revela quais produtos serão compatíveis com a tecnologia AirPlay 2

Posts Relacionados