Usuários insatisfeitos com o novo teclado dos MacBooks [Pro] processam a Apple


No começo do mês, falamos sobre um abaixo-assinado criado por um dono de MacBook Pro lançado em 2016. A finalidade do documento é direta: os mais de 22 mil assinantes querem que a Maçã assuma o erro no projeto do teclado (o tal mecanismo “borboleta” que chegou para substituir o antigo “tesoura”) e coloque em prática um recall.

Agora, eis que surgiu a primeira ação coletiva contra a Maçã — que inclusive cita o abaixo-assinado, já que lá é basicamente um repositório de usuários insatisfeitos.

Ajuizada no Tribunal Distrital do Norte da Califórnia, a ação (assim como o abaixo-assinado) critica o design do teclado da Apple, afirmando que ele é defeituoso. Pior: eles disseram que a Apple sabia do defeito antes e, mesmo assim, lançou o novo teclado com os MacBooks de 12″, em 2015 (sem mudar o projeto).

De acordo com o documento, “milhares” de proprietários de MacBooks [Pro] já sofreram com algum tipo de falha no teclado “borboleta”, tornando a máquina inútil — a ação afirma que o design permite que pequenas quantidades de poeira ou detritos entrem embaixo do teclado e impedem o comportamento normal da tecla, fazendo com que elas não sejam registradas ao serem pressionadas — a própria Apple meio que concorda com isso nesta página de suporte que ensina como limpar o teclado das máquinas. Em alguns casos, é claro, o teclado falha e obriga os donos a levarem seus notebooks a uma loja da Apple ou a um Centro de Serviço Autorizado Apple para reparo (um deslocamento que pode custar caro, especialmente se o computador já estiver fora da garantia).

Os autores da ação alegaram muitas coisas, entre quebra de garantia expressa, do pacto de boa fé, da garantia implícita, da Lei de Concorrência Desleal da Califórnia, da Lei de Consentimentos Legais do Consumidor da Califórnia, de ocultação fraudulenta e mais. Eles buscam uma indenização por perdas e danos, honorários advocatícios, que a Apple divulgue publicamente a falha no design do teclado e pague para remediar ou substituir as unidades defeituosas, reembolsando ainda possíveis compras de máquinas substitutas.

via AppleInsider

Posts recomendados
Comentários

O Modo Escuro foi ativado ou desativado.
Atualize esta página para ver os comentários.


Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: