Propositadamente, a Apple omite algumas funções e potencialidades da câmera dos dispositivos iOS — principalmente dos iPhones — para não tornar a experiência com ela complicada para o usuário leigo em fotografia ou seja qual for a explicação.
A questão é que a câmera dos iPhones consegue simular muitos recursos disponíveis em máquinas semi-profissionais, expandidas através de aplicativos como o Obscura 2, recém-lançado na App Store.
A interface desta segunda versão do aplicativo foi repensada para facilitar a ergonomia e manuseio da câmera, permitindo que o usuário tenha o controle das funções apenas com uma mão — caso esteja trabalhando em um iPhone ou iPod touch. Tal facilidade foi permitida com a “Roda de Controle” (Control Wheel), que inclui quase todos os recursos do aplicativo.
Dica: quando utilizar o Obscura para valer, não use a navegação na roda para acessar as funções secundárias de determinado recurso; toque sobre cada uma diretamente para configurar imediatamente determinada configuração.
Além disso, o programa faz uso intenso do Taptic Engine, hardware implementado nos iPhones a partir do modelo 6s que possibilita um feedback tátil (vibrações) do dispositivo. A cada manipulação da câmera, seja uma alteração no ISO, no foco ou na exposição, o aplicativo indica as mudanças a partir de respostas sensíveis.
Mesmo recheado com vários recursos e especificidades fotográficas, o Obscura consegue colocar para uso todos os recursos de maneira extremamente intuitiva, tornando a sua usabilidade ainda mais fácil e objetiva. Esse era justamente o objetivo do desenvolvedor do aplicativo, Ben McCarthy, que divulgou a trajetória de criação e desenvolvimento do app em uma publicação pessoal.
O Obscura 2 foi construído pensando no futuro. O aplicativo não usa frameworks de terceiros, confiando inteiramente nas tecnologias da Apple. Não ter dependências externas significa que, além da Apple, não estamos comprometidos com a programação de mais ninguém. Isso é libertador.
Entre os diversos recursos do aplicativo — que foi construído inteiramente em linguagem Swift — estão:
- Filtros: são mais de 20 opções (algumas compradas separadamente) para incrementar suas fotos, que vão desde mono até tons de sépia bem definidos;
- Câmera: altera entre as câmeras frontais e traseira (maior angulação e menor angulação dos iPhones com sistema duplo de câmera) do dispositivo;
- Grade: indica o enquadramento da cena a partir da grade total ou quadrada (bastante utilizada para quem conhece a Lei dos Terços);
- Spirit Level: recurso próprio do aplicativo, é representado por uma linha no centro da visualização da câmera que indica quando o dispositivo está perfeitamente equilibrado ao se expandir de ponta-a-ponta na tela;
- Flash: dispensa comentários, funciona da mesma maneira que o aplicativo nativo;
- Timer: possui uma opção a mais de temporização (3 seg, 5 seg, 10 seg) em relação ao app Câmera do iOS (3 seg, 10 seg);
- Formato: talvez o recurso mais interessante, possibilita que o usuário registre uma imagem em mais de um formato concomitantemente. Ou seja, é possível que a mesma seja seja disponibilizada em HEIC1High Efficiency Image Format, ou Formato de Imagem de Alta Eficiência, com tamanho de arquivos menores. e RAW2Formato que indica todos os dados utilizados pelo sensor e as configurações feitas pelo usuário durante o registro da imagem. de acordo com a configuração do usuário.
Ademais, o aplicativo apresenta todas as suas fotos registradas no Rolo da Câmera do dispositivo. Em cada uma, é possível verificar informações relacionadas com os metadados (como abertura da lente, velocidade do obturador e ISO), características da câmera e da foto (tamanho do arquivo, megapixels, dimensões e modelo de cor) e o hardware do dispositivo usado (fabricante da câmera, modelo do aparelho).
Desculpe, app não encontrado.
O Obscura 2 está disponível na App Store por R$16,90.
via 9to5Mac
Notas de rodapé
- 1High Efficiency Image Format, ou Formato de Imagem de Alta Eficiência, com tamanho de arquivos menores.
- 2Formato que indica todos os dados utilizados pelo sensor e as configurações feitas pelo usuário durante o registro da imagem.