O melhor pedaço da Maçã.
iPhone realizando backup via iCloud

Saiba como restaurar seu backup em um novo iPhone, iPad ou iPod touch

Implementado no sistema iOS desde os primórdios com o iTunes e nos últimos anos com o iCloud, o backup de dispositivos é algo quase que obrigatório para aqueles que prezam pela seguridade das suas informações, no caso de algum imprevisto com o gadget em si.

Publicidade

Além de ser um processo simples e seguro, o backup facilita a migração de todos os ajustes e conteúdos entre dispositivos iOS. Você deve estar se perguntando: é possível restaurar o backup de um iPad em um iPhone, por exemplo? Sim, no entanto, conteúdos específicos de um produto — como aplicativos — podem não ser transferidos devido à compatibilidade entre os dispositivos.

Vale destacar também que existe uma diferença entre o backup realizado pelo iCloud e aquele feito no iTunes. Para escolher o melhor método, entenda o que não será armazenado em cada um deles.

Backup do iCloud

Publicidade
  • Informações já armazenadas no iCloud, como Notas, Calendário, Contatos, Compartilhamento de Fotos e Fototeca do iCloud;
  • Ajustes do Touch ID ou Face ID e do Apple Pay;
  • Dados armazenados em outros serviços, como Google Drive, OneDrive e Exchange;
  • Biblioteca de músicas do iCloud ou conteúdo da App Store (veja abaixo como readquirir os apps baixados).

Backup do iTunes

  • Fotos já enviadas para o Compartilhamento de Fotos e da Fototeca do iCloud;
  • Músicas, vídeos, livros e fotos sincronizadas pelo iTunes;
  • Ajustes do Touch ID ou Face ID e do Apple Pay;
  • Dados de Chaves, Atividade e Saúde (é necessário criar um backup criptografado no iTunes para incluir esses dados).

Saiba, a seguir, como restaurar um novo dispositivo iOS a partir de uma cópia dos dados de outro aparelho através do iTunes ou do próprio dispositivo, a partir do iCloud.

Restaurando um backup do iCloud

O backup do iCloud não exige que o dispositivo iOS esteja conectado a nenhum computador e é realizado automaticamente quando o aparelho está conectado à energia, bloqueado e contactado a uma Wi-Fi. Para recuperar um backup a partir desse método, siga os seguintes passos — é necessário que o aparelho fique conectado à rede durante todo o processo.

  1. Na configuração inicial do dispositivo, siga as instruções até chegar à tela de Aplicativos e Dados;
  2. Selecione Restaurar de um Backup do iCloud (será necessário digitar o seu ID Apple e a sua senha);
  3. Selecione um backup — no caso de mais de um arquivo disponível, verifique as datas de cada backup e escolha o mais recente;
  4. Se solicitado, digite o seu ID Apple e senha novamente para recuperar aplicativos da App Store;
  5. Após o fim da restauração, conteúdo como fotos, apps, músicas continuarão a ser baixados quando o dispositivo estiver conectado ao W-Fi e à energia. Portanto, se ao fim do processo você verificar que nem todo o conteúdo foi transferido, aguarde algumas horas.

Com relação ao processo de restauração a partir do iCloud, se durante a configuração inicial do dispositivo você passar pela tela Aplicativos e Dados e não selecionar a opção para restaurar do iCloud, será necessário iniciar todo o processo novamente.

Restaurando um backup do iTunes

O backup do iTunes é armazenado no computador, e não na nuvem. Por isso, pode ser a melhor opção para quem faz uso do plano grátis de 5GB do iCloud, ou quem não tem tanta afinidade com o serviço na nuvem, ou ainda não dispõe de uma conexão veloz com a internet.

  1. Abra o iTunes no Mac ou PC;
  2. Conecte o iPhone/iPad/iPod touch ao computador a partir do cabo USB (pode ser necessário permitir o acesso do computador ao dispositivo móvel a partir do alerta “Confiar neste computador”);
  3. Selecione o dispositivo iOS que deseja recuperar quando ele for exibido no iTunes;
  4. Na tela “Resumo”, que contém informações sobre o dispositivo, selecione o botão Restaurar Backup…;

    Restaurando backup pelo iTunes

  5. Uma janela irá aparecer com os dados dos backups de acordo com o nome do dispositivo iOS anterior, verifique o arquivo mais relevante e selecione Restaurar;

    Restaurando backup pelo iTunes

  6. Aguarde o processo de restauração ser concluído. Não desconecte o dispositivo iOS do computador até ele reiniciar e for reexibido no iTunes. Você poderá desconectar ao término na sincronização.

Importante: se um aviso exigindo uma versão mais nova do iOS aparecer no momento de restaurar do backup, será necessário configurar o dispositivo iOS como um novo aparelho (pule todas as configurações iniciais até conseguir acessar os Ajustes). Em seguida, atualize o software a partir do próprio dispositivo ou iTunes e então apague o dispositivo — confira como apagar todo o conteúdo e ajustes do iOS — para, enfim, reiniciar o processo de restauração a partir de um backup.

·   •   ·

Alguma dica/dúvida extra? Use os comentários abaixo! 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Daqui a uma semana tem Worldwide Developers Conference 2018, com cobertura completa do MacMagazine!

Próx. Post

Aproveite ao máximo a câmera do seu iPhone com o app Obscura

Posts Relacionados