O melhor pedaço da Maçã.

Modo Restrito USB sofre boa mudança e volta a aparecer no iOS 12 beta

Modo Restrito USB

Lembram do Modo Restrito USB (USB Restricted Mode), que deu as caras em versões beta do iOS 11.3 e que seria lançado no iOS 11.4 mas que, no fim das contas, não foi implementado pela Apple? Pois ele está de volta no iOS 12.

Publicidade

O recurso essencialmente força usuários a desbloquear o iPhone com senha ao conectá-lo a um acessório USB toda vez que o telefone não for desbloqueado por uma hora. Isso inclui, obviamente, aqueles dispositivos de desbloqueio do iPhone que empresas como Cellebrite ou Grayshift fabricam e que os departamentos de polícia de todo o mundo aparentemente estavam usando para invadir iPhones apreendidos. E, de forma bem simples, esse recurso basicamente “mata” esses produtos — pelo menos na opinião de Ryan Duff (pesquisador de segurança e diretor de soluções cibernéticas na Point3 Security).

Modo Restrito USB

Desbloqueie o iPhone para permitir que os acessórios USB se conectem quando já passou mais de uma hora desde que o seu iPhone foi desbloqueado.

Na verdade, o Modo Restrito USB está presente tanto na primeira beta do iOS 12 quanto na do iOS 11.4.1, que foi disponibilizada há alguns dias pela Maçã. E, segundo a Motherboard, há uma mudança simples mas que faz toda a diferença nesse recurso, se comparado ao que estava sendo testado antes.

Publicidade

Antes, o limite de horas para que o Modo Restrito USB entrasse em cena era de uma semana (168 horas); agora, isso caiu para apenas uma hora. E isso é significativo pois a Grayshift, segundo a matéria, estava aconselhando seus clientes a desbloquear o iPhone logo depois de colocar as mãos nele. Com um limite de uma semana, isso era “relativamente fácil”; agora, com apenas uma hora, a coisa complica bem…

Eu acho que está claro que eles [Apple] querem incluir o recurso, mas estão apenas tentando descobrir quais serão as implicações disso e, obviamente, estão fazendo com cuidado para acertar. É uma mudança de segurança bastante radical e eu tenho certeza de que eles querem ter a segurança de que é o movimento certo a ser feito antes de implementar. Eles definitivamente não querem o escândalo de remover um recurso de segurança por causa de algo que eles não previram.

De fato, parece que a Apple está testando o recurso até esgotar as opções para não cometer erros na implementação do Modo Restrito USB. Veremos, então, quando ele de fato será lançado.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Saíram os ganhadores dos Apple Design Awards 2018; confira a lista de apps!

Próx. Post

Tim Cook comenta polêmica de dados do Facebook e os recursos de “saúde digital” do iOS 12

Posts Relacionados