Tim Cook comenta polêmica de dados do Facebook e os recursos de “saúde digital” do iOS 12


Se por um lado o Facebook acabou aparecendo nos holofotes por supostamente ter disponibilizado dados dos usuários a empresas como Apple, Microsoft e outras (mesmo depois tendo desmentido e “explicado” a situação), a Maçã quer tirar o dela da reta para que tudo fique bem claro.

Assim sendo, o CEO da Apple, Tim Cook, declarou à National Public Radio que a empresa “nunca esteve no negócio de dados”.

Conforme o New York Times havia revelado, status de relacionamento, religião e outras informações dos usuários do Facebook eram supostamente cedidas às empresas. Entretanto, a Apple nega completamente que tenha tido acesso a qualquer um desses dados.

As coisas mencionadas no artigo do Times sobre status de relacionamento e todos esses tipos de coisas, isso é tão estranho para nós, e não há nenhum dado que já recebemos ou solicitamos — zero.

Concordando com a declaração publicada por um executivo da rede social, Cook também afirmou que a única coisa que fizeram foi “integrar a capacidade de compartilhar no sistema operacional, simplificar o compartilhamento de uma foto e esse tipo de coisa” apenas para a conveniência do usuário, sem que de fato mexessem com seus dados.

Ainda sobre privacidade, o CEO da Apple deu uma entrevista à CNN e mencionou que “essa coisa de privacidade ficou totalmente fora de controle”, se referindo à falta de acompanhamento das pessoas e de seus dados. Segundo ele, “a maioria das pessoas não sabe quem as está acompanhando, quanto estão sendo rastreadas e quais são as grandes quantidades de dados detalhados que estão por aí sobre elas”.

iOS 12 saúde digital - entrevista para CNN

Mas não só de polêmica vive um CEO; como poderíamos prever, durante as duas entrevistas ele também discursou sobre os recursos de “saúde digital” anunciados na keynote da WWDC18, ocorrida ontem.

Especificamente na entrevista para a NPR, ele afirmou:

Nós nunca pensamos em maximizar o número de vezes que você escolhe [o dispositivo], o número de horas que você o usa. Todas essas coisas são grandes conveniências da vida. Eles mudam sua vida cotidiana de uma maneira excelente. Mas se você está sendo bombardeado por notificações durante todo o dia, isso provavelmente é um uso do sistema que pode não ser mais tão bom.

Para a CNN, Cook complementou esse mesmo discurso assumindo que ele mesmo se achava disciplinado no uso do aparelho, porém olhando os dados estatísticos, viu que passava “mais tempo do que deveria” e que o número de notificações que recebia “apenas não fazia mais sentido”.

Você pode conferir trechos da entrevista em um vídeo nesta página.

via 9to5Mac

Posts recomendados
Comentários

O Modo Escuro foi ativado ou desativado.
Atualize esta página para ver os comentários.


Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: