Safari 12 não oferecerá suporte às antigas extensões do navegador


O macOS Mojave está vindo e, com ele, o Safari 12. A nova versão do navegador da Apple, como era de se esperar, trará uma série de novidades em formas de novos recursos e suporte a tecnologias recentes, mas também será o primeiro a abandonar um aliado importante de muitos usuários: as antigas extensões do navegador, caracterizadas pela (não confundir) extensão de arquivo .safariextz.

Caso você tenha se perdido, vale rememorar: a Apple introduziu as extensões para o Safari em 2010, criando uma galeria no seu site onde era possível baixar os arquivos e instalá-los no navegador. Há menos de um ano, entretanto, a Maçã começou a minar o repositório online e direcionou os desenvolvedores à Mac App Store, onde as extensões deveriam ser distribuídas/vendidas a partir dali. Agora, os utilitários antigos, que não fizeram a viagem para a loja, não mais poderão ser utilizados.

Tudo isso está detalhado na página recém-atualizada What’s New in Safari (o que há de novo no Safari), onde a Apple explica que, a partir da versão 12 do navegador, deixará de suportar as extensões não distribuídas pela Mac App Store — mesmo que elas tenham assinaturas de desenvolvedores registrados — e, além disso, passará a exibir um aviso sobre extensões que utilizem o evento canLoad afirmando que aquele utilitário pode ser prejudicial à performance da máquina; a Maçã recomenda que os desenvolvedores substituam a funcionalidade pelas extensões bloqueadoras de conteúdo.

A Apple tem, também, uma página com um guia para desenvolvedores transformarem as extensões antigas do Safari em App Extensions (ou seja, extensões que podem ser distribuídas na Mac App Store). Além disso, aos que ainda assim queiram instalar uma extensão antiga no Safari 12, o desenvolvedor George Garside postou o tutorial de uma solução no seu site — a coisa é um pouco complicada, entretanto, e deve ser adotada somente por desenvolvedores ou usuários avançados.

É bom notar que a galeria de extensões do Safari continuará aceitando o envio de utilitários até o fim de 2018, mas a Apple recomenda que desenvolvedores mudem de vez para o novo formato para evitar problemas e ficar a par das suas tecnologias de extensão mais recentes.

via 9to5Mac

Posts recomendados
Comentários

O Modo Escuro foi ativado ou desativado.
Atualize esta página para ver os comentários.


Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: