O melhor pedaço da Maçã.
Siri HomePod

APIs de mídia do iOS 12 permitirão integração ainda maior da Siri com o Spotify

Que a Siri vai ganhar uma série de novas habilidades e recursos no iOS 12, todo mundo já sabe. Uma das novidades é referente ao controle de aplicativos de mídia de terceiros, como o Spotify — coisa que é um dos principais pedidos dos usuários da assistente, desde que o mundo é mundo.

Publicidade

Nós já falamos por cima sobre a novidade aqui, mas agora descobrimos outra coisa interessante sobre o tema — e um post do MacStories também jogou um pouco mais de luz acerca disso.

O artigo é mais amplo ao tratar de forma geral sobre os chamados Atalhos (Shortcuts) da assistente e vale a pena ser lido inteiramente — especialmente se você trabalhar na área do desenvolvimento de apps —, porém a parte mais interessante está mais para o final. O autor, Federico Viticci, detalha um novo intent (que é como são referidos os formatos dos comandos para a Siri) chamado INPlayMedia, que permite à assistente capturar conteúdo desses aplicativos de terceiros e reproduzi-los sem a necessidade de um intermediário.

O comando tem a capacidade de evocar aplicativos rodando em plano de fundo e pode, inclusive, reproduzir áudio no HomePod ou fazer sugestões na tela bloqueada. Desta forma a Siri poderia, digamos, sugerir sua playlist de exercícios no Spotify quando detectar que você entrou na academia. Tudo isso teoricamente, claro.

Publicidade

O mais importante disso tudo é ter em mente que a Siri não vai magicamente aprender todos esses comandos; é essencial que os desenvolvedores, como o próprio Spotify, abracem a ideia e adicionem as integrações da Media do SiriKit para que os usuários possam se beneficiar disso.

Ou então partam pro caminho mais “simples”, baseado nos tais Atalhos. Como diz o artigo do MacStories:

O Overcast e outros aplicativos de podcast de terceiros poderiam, por exemplo, oferecer botões de atalho à Siri em vários lugares da sua interface, para deixar que os usuários gravem frases como “Toque minha fila do Overcast” ou “Vamos ouvir ao Connected”; a reprodução iniciaria automaticamente em plano de fundo e tocaria pelo alto-falante do dispositivo, pelo HomePod ou por outros aparelhos. Se a minha interpretação da ferramenta está correta, a combinação dos Shortcuts com o novo Media intent pode aliviar muitas das chateações envolvidas com o uso da Siri e serviços de mídia de terceiros.

A Apple já publicou toda a documentação relacionada ao controle de mídia na Siri, então desenvolvedores podem ir fuçando as novidades e testá-las com as betas do iOS 12. Acham que dá pra sair algo legal disso tudo?

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Em entrevista, Tim Cook fala sobre Steve Jobs, Apple Watch, privacidade e mais

Próx. Post

Apple encomenda série original sobre Hilde Lysiak; Aaron Paul entra para o elenco de “Are You Sleeping?”

Posts Relacionados