APIs de mídia do iOS 12 permitirão integração ainda maior da Siri com o Spotify


Que a Siri vai ganhar uma série de novas habilidades e recursos no iOS 12, todo mundo já sabe. Uma das novidades é referente ao controle de aplicativos de mídia de terceiros, como o Spotify — coisa que é um dos principais pedidos dos usuários da assistente, desde que o mundo é mundo.

Nós já falamos por cima sobre a novidade aqui, mas agora descobrimos outra coisa interessante sobre o tema — e um post do MacStories também jogou um pouco mais de luz acerca disso.

O artigo é mais amplo ao tratar de forma geral sobre os chamados Atalhos (Shortcuts) da assistente e vale a pena ser lido inteiramente — especialmente se você trabalhar na área do desenvolvimento de apps —, porém a parte mais interessante está mais para o final. O autor, Federico Viticci, detalha um novo intent (que é como são referidos os formatos dos comandos para a Siri) chamado INPlayMedia, que permite à assistente capturar conteúdo desses aplicativos de terceiros e reproduzi-los sem a necessidade de um intermediário.

O comando tem a capacidade de evocar aplicativos rodando em plano de fundo e pode, inclusive, reproduzir áudio no HomePod ou fazer sugestões na tela bloqueada. Desta forma a Siri poderia, digamos, sugerir sua playlist de exercícios no Spotify quando detectar que você entrou na academia. Tudo isso teoricamente, claro.

O mais importante disso tudo é ter em mente que a Siri não vai magicamente aprender todos esses comandos; é essencial que os desenvolvedores, como o próprio Spotify, abracem a ideia e adicionem as integrações da Media do SiriKit para que os usuários possam se beneficiar disso.

Ou então partam pro caminho mais “simples”, baseado nos tais Atalhos. Como diz o artigo do MacStories:

O Overcast e outros aplicativos de podcast de terceiros poderiam, por exemplo, oferecer botões de atalho à Siri em vários lugares da sua interface, para deixar que os usuários gravem frases como “Toque minha fila do Overcast” ou “Vamos ouvir ao Connected”; a reprodução iniciaria automaticamente em plano de fundo e tocaria pelo alto-falante do dispositivo, pelo HomePod ou por outros aparelhos. Se a minha interpretação da ferramenta está correta, a combinação dos Shortcuts com o novo Media intent pode aliviar muitas das chateações envolvidas com o uso da Siri e serviços de mídia de terceiros.

A Apple já publicou toda a documentação relacionada ao controle de mídia na Siri, então desenvolvedores podem ir fuçando as novidades e testá-las com as betas do iOS 12. Acham que dá pra sair algo legal disso tudo?

Posts recomendados
Comentários

O Modo Escuro foi ativado ou desativado.
Atualize esta página para ver os comentários.


Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: