macOS Mojave trará suporte “plug & play” ao dispositivo de realidade virtual HTC Vive Pro


Na dicotomia pós-moderna entre tecnologias de realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR), a Apple claramente está apostando todas as suas fichas na primeira opção. Isso não significa, entretanto, que a empresa não esteja aberta a colaborar com parceiras para que a outra via também tome o caminho dos dispositivos estampados com a Maçã.

Prova disso é esta novidade: em uma das sessões da Worldwide Developers Conference (WWDC) 2018 destinadas à demonstração de novas tecnologias gráficas, Karol Gasinski, da equipe de arquitetura de software para GPUs1 da Apple, confirmou que o macOS Mojave trará suporte “plug & play” ao dispositivo HTC Vive Pro, desenvolvido pela fabricante taiwanesa em parceria com a Valve. A informação foi trazida pelo site Road to VR.

De acordo com o engenheiro, a Apple tem trabalhado “bem de perto com a Valve e a HTC para se certificar de que o Vive Pro será plenamente suportado pelo runtime SteamVR no macOS Mojave”. O sistema trará suporte total aos óculos, incluindo suas câmeras e sensores de movimento; a única incógnita até agora é em relação ao SDK2 SRWorks, introduzido em abril e que traz funcionalidades extras a alguns componentes do Vive Pro — não sabemos ainda se o suporte do Mojave também o contemplará.

É bom notar, também, que a primeira beta da nova versão do macOS ainda não vem com a novidade — ela deverá ser incluída numa versão de testes futura.

Como o Mojave também expande significativamente a compatibilidade dos Macs com GPUs externas e afins, é possível que estejamos prestes a ver um salto significativo dos computadores da Maçã como máquinas de suporte a dispositivos de realidade virtual. Até hoje, essa incumbência tem caído quase exclusivamente sobre os ombros de PCs rodando Windows, e a Apple — claro — quer um pedaço do bolo para si.

Conquistando usuários e desenvolvedores dessa área, afinal, a empresa só tem a ganhar.

via iMore

Posts recomendados
Comentários

O Modo Escuro foi ativado ou desativado.
Atualize esta página para ver os comentários.


Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: