O melhor pedaço da Maçã.

Como forçar o macOS a priorizar abrir abas em vez de janelas

Abrindo documentos e arquivos em abas

Se você é usuário do macOS e, como eu, não consegue trabalhar com muitas janelas abertas, provavelmente vai gostar de saber que é possível abrir novos documentos/arquivos em abas em vez de janelas.

Publicidade

Sim, você deve saber que muitos apps permitem a utilização de abas (inclusive muitos nativos como o próprio Finder). O que você pode não saber é que existe uma configuração no sistema responsável por comandar isso tudo, ou seja, se um documento/arquivo será aberto numa nova janela ou em uma nova aba (sejam para um app nativo ou de terceiros).

Por padrão, documentos são abertos em abas apenas quando um aplicativo está em modo Tela Cheia. Para alterar os ajustes do macOS e personalizar essa opção de acordo com o seu gosto, siga as instruções abaixo:

Abrindo documentos e arquivos em abas

  1. No menu Apple, vá em Preferências do Sistema » Dock;
  2. No menu local “Preferir abas ao abrir documentos”, escolha entre as opções “Sempre”, “Somente em Tela Cheia” ou “Manualmente”.

Vale notar que você também pode configurar o Finder para que ele abra novas pastas e documentos sempre em uma nova aba. Para isso, faça o seguinte:

Abrindo janelas em abas

  1. Abra uma janela do Finder e, no menu “Finder”, selecione “Preferências”;
  2. Na aba “Geral”, marque a caixa de seleção “Abra as pastas em abas em vez de em novas janelas”.

Depois de definido, ao abrir um novo documento, mantenha a tecla pressionada e clique duas vezes sobre a pasta. Se você marcou a caixa de seleção, a nova pasta será aberta em uma aba na mesma janela; se não, uma nova janela será aberta. 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Aplicativo Projeto Escolar, da Apple, está agora disponível para professores [atualizado]

Próx. Post

Protocolo de segurança WPA3 é anunciado pela Wi-Fi Alliance

Posts Relacionados