O melhor pedaço da Maçã.

Palmilha inteligente promete ser o melhor treinador de corrida que você pode ter

RUNVI

Quantas vezes você já parou e pensou: “Essa profissão/tarefa jamais poderá ser virtualizada/robotizada?!” Pois é, parece que a tecnologia está ai para nos provar que, de uma maneira ou de outra, pelo menos parte de todas as profissões são possivelmente “substituídas” por um app.

Publicidade

A proposta da vez vem da NWTNBERLIN, uma startup que está com um projeto no Kickstarter chamado RUNVI, uma palmilha que lhe ajuda a correr melhor — fazendo o trabalho de um treinador virtual.

RUNVI

Muitas pessoas pensam que correr é só por um tênis e… sair correndo. Para uma corridinha simples, isso pode ser verdade; mas se você procura correr de forma correta (evitando lesões, buscando performance, querendo percorrer maiores distâncias), aí a história é bem diferente. Existem técnicas para correr que lhe farão tirar melhor proveito do seu momento, seja nas ruas ou nas esteiras.

Publicidade

Uma breve explicação do porquê considero importante utilizar técnicas de corrida: quando eu tinha 110kg e resolvi cuidar da minha saúde, fiz parte desse processo sozinho e, usando a corrida como treino complementar, tive um certo sucesso. Mas eu cometi muitos erros que me levaram a dores em alguns lugares do corpo (como joelho e canela) não por causa do meu peso, mas sim pela forma como eu estava correndo.

Quando já estava mais magro (cerca de 27kg a menos) e correndo relativamente bem, ainda sem treinador de corrida, cheguei a me lesionar no meio de uma maratona pois pisei errado em uma descida e estourei o músculo posterior da coxa. Quando eu resolvi procurar um treinador de corrida, minha vida simplesmente mudou e vi que as técnicas são muito importantes, seja para o iniciante ou para quem já está há muito tempo no esporte.

A proposta da NWTN é lhe entregar um par de palmilhas com 32 sensores, sendo 30 de pressão e 2 acelerômetros, os quais lhe ajudarão a configurar algumas metas. Um treinador virtual, então, lhe dirá se você está correndo corretamente ou se está, por exemplo, pisando errado. Sim, isso existe já que dependendo de como você “aterrisa” e pisa no chão (com o calcanhar), você está causando uma ação de freiar a sua passada em vez de impulsionar a sua corrida.

Publicidade

Com app para iPhones e Apple Watches (devidamente integrado ao app Saúde), a palmilha enviará informações para o aplicativo e o/a corredor(a) receberá feedbacks para ajustar a posição do corpo, a velocidade, o tipo de pisada, a intensidade do impacto… tudo durante a corrida.

Vejam o video abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=04fvenp-yIQ

Publicidade

Eu não sou corredor profissional, mas posso dizer que já não sou mais um amador. E falo com segurança que pequenos detalhes ajustados na corrida podem mudar muito a história de uma prova. Hoje eu sou maratonista e busco melhorar o meu tempo a cada prova que participo — uma disputa comigo mesmo. Nem sempre é possível, mas pequenas dicas que o meu treinador me dá ajudam muito a melhorar mais e mais. Agora, resta saber se esse treinador virtual dará conta do recado.

Vale notar que o projeto praticamente dobrou a meta no Kickstarter, faltando ainda pouco menos de duas semanas para a finalização dele. Caso você tenha se interessado, pode garantir o produto por €120 — ele custará €200 quando for lançado. Infelizmente o nosso querido Brasil não está na lista dos países para onde eles enviam o produto (então, você terá que apelar para aquele amigo/primo que está viajando). 😝

O que vocês acham? Leitores corredores, deixem suas opiniões!

dica do Miguel Dornaes

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Proteja a sua privacidade sem perder o estilo com esses tampões de câmera para iMacs e MacBooks

Próx. Post

Disney lança aplicativo para que o tempo passe mais rápido nas filas dos brinquedos

Posts Relacionados