O melhor pedaço da Maçã.

Como encontrar, instalar e administrar teclados de terceiros no iOS

Teclado de terceiros no iOS

No geral, não há muito a reclamar acerca do teclado nativo do iOS. Ele é confiável, responsivo, faz o que tem que fazer sem chamar atenção ou errar barbaramente em nenhum ponto. Ainda assim, já há alguns anos (desde o iOS 8, mais precisamente) a Apple introduziu a opção de instalar teclados de terceiros no sistema — desta forma, você pode expandir significativamente a funcionalidade desse elemento básico de interface com outros serviços da sua preferência.

Publicidade

Se você ainda não tirou proveito dessa funcionalidade, vale a pena dar uma olhada nela. Vai que você está prestes a descobrir um recurso com o qual não conseguirá viver sem ou algo que adiante a sua vida? Vamos, portanto, dar uma olhada desde o início sobre como encontrar, instalar e administrar teclados de terceiros no iOS!

Baixando, instalando e ativando

Ao fim desse post compartilharemos alguns teclados interessantes e/ou populares, mas é muito fácil encontrar uma infinidade de opções na App Store — basta buscar, pasmem, por “teclado” ou “keyboard” e explorar os títulos exibidos; uma breve checada na descrição do app já dá uma boa ideia do que você pode esperar daquele teclado específico.

Teclado de terceiros no iOS

Uma vez instalado o teclado que você queira, ele vive como um app comum na sua Tela Inicial: tocando no seu ícone, você acessa as suas configurações, que variam de aplicativo para aplicativo — o teclado do Bitmoji, por exemplo, pede que você faça login na sua conta do Snapchat para integração, enquanto o do Google faz o mesmo com sua conta do… Google, claro.

Publicidade

Simplesmente instalar um teclado ou abrir o app referente a ele, entretanto, não irá ativá-lo. Para isso, você precisa ir em Ajustes » Geral » Teclado » Teclados » Adicionar Novo Teclado, localizar o teclado que você deseja e, obviamente, ativá-lo. Nesta tela, você pode ainda ativar diversos teclados e colocá-los na ordem que bem desejar, tocando em “Editar” e arrastando os teclados para cima ou para baixo segurando o ícone de três barrinhas horizontais, à direita. Depois, basta tocar em “OK”.

Alternando entre teclados

É muito fácil alternar entre o teclado padrão do iOS e os de terceiros que você tenha ativado. Basta tocar e segurar a tecla de idioma (semelhante a um globo terrestre) e selecionar o teclado que quiser usar, a qualquer momento.

Teclado de terceiros no iOS

É importante notar que o iOS sempre abrirá o teclado padrão do sistema em campos de informações protegidas (como senhas) e não permitirá a mudança deste; alguns desenvolvedores podem, também, bloquear o uso de teclados de terceiros nos seus apps.

Dicas de teclados

Confira algumas opções populares da App Store:


Ícone do app Teclado Microsoft SwiftKey
Teclado Microsoft SwiftKey de SwiftKey
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 3.2.4 (195 MB)
Requer o iOS 12.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

O mais popular teclado de terceiros do iOS (e do mundo). Tem como principal atrativo o sistema inteligente de detecção de escrita que corrige erros de digitação com base no seu estilo, além de trazer suporte à digitação deslizando o dedo pelo teclado. Tem ainda uma biblioteca imensa de temas gratuitos.


Ícone do app Gboard, o Teclado do Google
Gboard, o Teclado do Google de Google
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 2.3.19 (86.8 MB)
Requer o iOS 12.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Integrado ao inigualável ecossistema do Google, traz pesquisa integrada, digitação preditiva e por gestos, emojis e GIFs — tudo em um lugar só.


Ícone do app GO Keyboard-Emojis&Cool Themes
GO Keyboard-Emojis&Cool Themes de Sungy Mobile Limited.
Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com o iMessage
Versão 3.31 (259.8 MB)
Requer o iOS 8.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Traz como principais diferenciais a integração ao 3D Touch para digitação de emojis e o suporte a uma infinidade de temas e personalizações, além de trazer os suspeitos usuais — correção automática, digitação por gestos e previsão da próxima palavra.


Ícone do app Fleksy- GIF, Web & Yelp Search
Fleksy- GIF, Web & Yelp Search de Thingthing LTD
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 9.24 (135.8 MB)
Requer o iOS 11.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Gaba-se de ser “o teclado mais rápido do mundo” e tem um sistema sólido de busca e compartilhamento — você pode pesquisar tudo de músicas, vídeos e GIFs a recomendações de restaurantes e compartilhar suas descobertas imediatamente com seus contatos, diretamente do teclado.


Ícone do app Bitmoji
Bitmoji de Bitstrips
Compatível com iPhonesCompatível com o iMessage
Versão 11.79 (93.1 MB)
Requer o iOS 12.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Aqui, o apelo é diferente: você pode compartilhar os seus Bitmojis (o nome que se dá aos avatares surgidos no Snapchat) com seus amigos em vários serviços de bate-papo. No app, é possível configurar suas figurinhas e fazer login no serviço do Snap.


Desculpe, app não encontrado.

Foca em minimizar o quanto possível a sua interface para mostrar o máximo de conteúdo na tela sem comprometer sua funcionalidade — entrando no “modo mini”, o Minuum ocupa apenas 60% do espaço que um teclado normal ocupa na tela. Traz autocorreção, modo de mão única e vários temas exclusivos.

·   •   ·

E essas foram as dicas! Como de costume, se tiverem mais alguma para contribuir, não deixem de fazê-lo nos comentários logo abaixo. 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple sofre processos envolvendo a Siri e o teclado do iOS

Próx. Post

Os 5 artigos mais lidos no MacMagazine: de 1º a 8 de julho

Posts Relacionados