A Apple não patrocinou, mas ganhou muito destaque na Copa do Mundo FIFA


A Copa do Mundo FIFA é, sem dúvida, o evento esportivo mais famoso e assistido do globo. Para termos uma ideia, conforme informou o Quartz, cerca de 3 bilhões de pessoas assistiram à edição de 2014 que aconteceu no Brasil. Um evento desse porte, é claro, movimenta cifras polpudas — a FIFA espera gerar algo em torno de US$1,6 bilhão em receita com a edição de 2018, que acontece na Rússia.

A Apple não é uma patrocinadora do evento mas, ainda assim, conseguiu uma visibilidade surpreendente. E não, não estou falando de iPhones. As estrelas foram, sem duvidas, os AirPods, que desfilaram nas orelhas de diversas celebridades futebolísticas ao longo da competição, conforme podemos ver nas imagens abaixo:

Guilhermo Ochoa, da seleção mexicana | Reuters (Tatyana Makeyeva)

Guilhermo Ochoa, da seleção mexicana | Reuters (Tatyana Makeyeva)

Javier Hernandez, da seleção mexicana | AP Photo (Pavel Golovkin)

Javier Hernandez, da seleção mexicana | AP Photo (Pavel Golovkin)

Julian Draxler, da seleção alemã | (Reuters (Sergei Karpukhin)

Julian Draxler, da seleção alemã | Reuters (Sergei Karpukhin)

Jesse Lingard, da seleção inglesa | Reuters (David Gray)

Jesse Lingard, da seleção inglesa | Reuters (David Gray)

Kyle Walker e Danny Welbeck, da seleção inglesa | Reuters (Dylan Martinez)

Kyle Walker e Danny Welbeck, da seleção inglesa | Reuters (Dylan Martinez)

Lucas Biglia e Nahuel Guzmán, da seleção argentina | AP Photo (Pavel Golovki)

Lucas Biglia e Nahuel Guzmán, da seleção argentina | AP Photo (Pavel Golovki)

António Alberto, da seleção portuguesa | AP Photo (Pavel Golovkin)

António Alberto, da seleção portuguesa | AP Photo (Pavel Golovkin)

Neymar, da seleção brasileira | AP Photo (Andre Penner)

Neymar, da seleção brasileira | AP Photo (Andre Penner)

Willian, da seleção brasileira | AP Photo (Leo Correa)

Willian, da seleção brasileira — aparentemente ele prefere a versão com fios dos AirPods 😛 | AP Photo (Leo Correa)

Ainda que os AirPods tenham sido a escolha preferida, os fones da Beats também marcaram presença:

Romelu Lukaku, da seleção belga | Reuters (Tatyana Makeyev)

Romelu Lukaku, da seleção belga | Reuters (Tatyana Makeyev)

Marcus Rashford, da seleção inglesa | Reuters (Anton Vaganov)

Marcus Rashford, da seleção inglesa | Reuters (Anton Vaganov)

O ponto é que a FIFA tem regras muito rígidas em relação ao que chamam de “marketing de emboscada” (quando uma marca paga aos jogadores para usar seus produtos antes ou durante os jogos — sem precisar desembolsar milhões para ser uma das patrocinadoras do evento). Justamente por isso, como você pode reparar nas imagens acima, os fones da Beats estão com uma faixa para “esconder” a marca.

Só que os produtos da Apple são tão distintos que é muito difícil confundi-los com outros — principalmente falando de AirPods. Apesar de não ter nenhuma marca da Maçã aparecendo, basta bater o olho nessas miniaturas de secadores de cabelo penduradas nas orelhas alheias para saber que se trata de um produto Apple.

O Quartz entrou em contato com a Apple a fim de saber se a empresa estava trabalhando com algum(ns) jogador(es) em específico nessa Copa do Mundo, mas não recebeu nenhuma resposta. O fato é que alguns desses atletas (incluindo Neymar) já estrelaram campanhas da Beats, então é sabido que existe uma relação da empresa com alguns jogadores.


AirPods

AirPods

de Apple

Preço à vista: R$ 1.259,10
Preço parcelado: em até 12x de R$ 116,58
Característica: fones sem fio
Lançamento: dezembro de 2016

Botão - Comprar agora

Posts recomendados
Comentários

O Modo Escuro foi ativado ou desativado.
Atualize esta página para ver os comentários.


Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: