Os novos MacBooks Pro foram lançados, mas uma grande dúvida paira no ar: será que a terceira geração do teclado com mecanismo borboleta veio apenas com aprimoramentos para uma digitação mais silenciosa ou a Apple corrigiu o problema deles? Caso você não saiba, a Apple recentemente anunciou um programa de reparo para teclados com mecanismo borboleta que apresentam o seguinte comportamento: letras ou caracteres que se repetem inesperadamente; letras ou caracteres que não aparecem; teclas com uma sensação de “grudadas” ou sem responder de uma maneira consistente.
Para a nossa frustração, a Apple declarou à CNET, ao The Verge e a outros veículos que o novo teclado dos notebooks profissionais não tem uma nova engenharia ou melhorias para corrigir os problemas descritos acima. Mas não é bem assim, pelo menos de acordo com a iFixit — que já tratou de colocar as mãos no novo computador e avaliar o componente mais polêmico dele.
Segundo a firma de reparos, a Apple corrigiu sim, de forma silenciosa (sem tocar no assunto) os problemas de confiabilidade do teclado. Como? Basicamente encapsulando o mecanismo borboleta de cada tecla com uma barreira de silicone, afim de protegê-lo contra a entrada de sujeiras.
Para eles, este invólucro flexível é, sim, uma medida que visa “encobrir o mecanismo de ataques de pó microscópicos”. A Apple inclusive tem uma patente que cobre justamente isso.
Ainda que para o pessoal da iFixit isso represente de forma clara uma correção para os problemas enfrentados pela Apple nas duas primeiras gerações dos teclados com mecanismo borboleta, eles fizeram questão de deixar a dúvida no ar já que, como destacamos, a Apple declarou a diversos veículos que esse novo teclado não foi projetado para resolver tais problemas.
Esse posicionamento da Apple faz sentido? Lançar um novo teclado que não corrige um problema responsável que gerou diversos processos contra a Apple e culminou num recall? Não faz. Por outro lado, a Apple não pode simplesmente dizer que corrigiu tudo com o lançamento desse novo teclado já que, de certa forma, seria assumir que *todos* os teclados de primeira e segunda geração com mecanismo borboleta (os quais ainda estão à venda, diga-se) são defeituosos — no recall, a Apple afirma que “uma porcentagem” pequena de alguns modelos do MacBooks e MacBooks Pro podem apresentar o problema.
Enquanto termina de realizar a desmontagem do novo MacBook Pro, a iFixit prometeu testar se esse novo mecanismo é mesmo à prova de sujeiras; fiquemos ligados.
Apple confirmed to me that MacBook Pros returned with broken keyboards are being recycled, not repaired or refurbished. https://t.co/3PZNixkkdk
— Jason Koebler (@jason_koebler) 13 de julho de 2018
Em uma nota relacionada, a Apple confirmou a Jason Koeble (editor-chefe da Motherboard) que os MacBooks Pro devolvidos com problemas no teclado estão sendo reciclados — ou seja, a Apple *não* está reparando ou reaproveitando as máquinas e as colocando de volta no mercado como produtos recondicionados (refurbished).