Terceira geração do teclado borboleta é exclusiva do MacBook Pro de 2018


Assim que uma dúvida é respondida sobre o teclado de terceira geração que acompanha os novos MacBooks Pro, lançados pela Apple na semana passada, um novo questionamento surge.

Curiosamente, o grande diferencial dessa nova geração do teclado com mecanismo borboleta, de acordo com a Apple, é a digitação mais silenciosa. Mas a verdade é que, se existe alguma diferença, ela é bem pequena — como já mostramos. Por outro lado, apesar de a Apple dizer que nada mudou no projeto para que as teclas se tornassem mais confiáveis, o mecanismo borboleta desse novo teclado é protegido por uma nova camada de silicone que não existia. Ou seja, tudo indica que a Apple utilizou uma “desculpa” (tornar o teclado mais silencioso) para corrigir outro problema (a confiabilidade das teclas).

Isso em si é uma boa notícia, afinal a Apple foi obrigada a iniciar um programa de substituição para os teclados de primeira e segunda gerações com o mecanismo borboleta por conta de falhas em algumas unidades (teclas que ficam presas e/ou se repetem). A má notícia, contudo, é que esse novo teclado (que conta com essa nova proteção de silicone) não faz parte do programa. Isso quer dizer que, se você tem um MacBook Pro 2016/20171 e está enfrentando algum problema com o teclado, ele *não* será substituído por um de terceira geração.

Teclado do MacBook Pro (2018)

Quem obteve a confirmação foi o MacRumors, que entrou em contato com a empresa e confirmou que o teclado de terceira geração é exclusivo do MacBook Pro lançado em 2018.

Fica aqui então a torcida para que a Apple tenha encontrado uma solução alternativa para corrigir o problema nos teclados de primeira e segunda gerações, até porque não faz muito sentido a empresa simplesmente substituir teclados/teclas problemáticos por um novo componente tão propenso quanto o substituído a quebrar novamente — especialmente pensando que o teclado de terceira geração, aparentemente, corrigiu isso.

O MacRumors levantou a hipótese de o teclado de terceira geração não ser compatível com os modelos de MacBooks Pro lançados em 2016/2017. Isso porque, como sabemos, o teclado faz parte de um componente maior chamado top case, o qual engloba a bateria, o trackpad e outras peças — que podem muito bem ter sofrido algumas modificações internas nesse novo modelo.

Como eu disse no começo do artigo, a cada nova resposta que aparece surgem mais questionamentos. Então, precisamos esperar mais um pouco para que essas questões sejam definitivamente respondidas.

Posts recomendados
Comentários

O Modo Escuro foi ativado ou desativado.
Atualize esta página para ver os comentários.


Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: