O melhor pedaço da Maçã.

Mercado de smartphones cresce no Brasil, mas não para a Apple

iPhone 6 com a bandeira do Brasil (by MacMagazine)

De acordo com a pesquisa mais recente realizada pela Counterpoint Research, o mercado de smartphones no Brasil cresceu aproximadamente 2,3% durante o primeiro trimestre deste ano. No geral, o crescimento se deve à participação desse segmento na indústria brasileira, que foi responsável por 93% do total de remessas de aparelhos durante o mesmo período no país.

Publicidade

Como nem tudo são flores, a Apple não conseguiu aproveitar esse crescimento do mercado brasileiro. Na realidade, o estudo apontou que a participação (vendas) de iPhones no Brasil diminuiu — pouco (0,1 ponto percentual), mas diminuiu — quando comparado ao primeiro trimestre de 2017; porém, mesmo com a redução, a Maçã manteve o quarto lugar entre as principais fabricantes.

Quadro da porcentagem de vendas de smartphones no Brasil por fabricante

Para a Counterpoint, a estagnação das vendas de iPhones em terras tupiniquins estaria relacionada com o fim da produção do gadget no país, o que não é bem uma verdade. Há pouco mais de um ano os indícios de que a Foxconn, parceira da Apple no Brasil, iria encerrar as produções foram esclarecidas pela própria Maçã, que negou parar a produção de iPhones no país.

Publicidade

Além disso, a analista de pesquisas Parv Sharma disse que o mercado de smartphones só não cresceu mais devido às elevadas barreiras fiscais e o cenário já consolidado entre as principais fabricantes.

Devido às altas barreiras de entrada, o mercado brasileiro de smartphones está muito consolidado. As cinco maiores marcas de smartphones representaram quase 85% do total do mercado de aparelhos no primeiro trimestre de 2018. No entanto, a Huawei pretende desafiar esse cenário e está planejando entrar novamente no mercado em parceria com a fabricante brasileira de eletrônicos Positivo, na última parte do terceiro trimestre de 2018.

A Samsung abocanhou quase metade do mercado nacional de smartphones, com 45,6% das vendas. Entre as questões que levaram ao sucesso da gigante asiática no país estão a popularidade dos dispositivos — os quatro principais smartphones mais vendidos foram da Samsung e detinham cerca de 22% do mercado de smartphones —, a grande produção local e o alto investimento em marketing.

Outro fator contra a participação da Apple em território nacional apontado pela Counterpoint é que 80% dos smartphones comercializados por aqui custam até US$199.

via Patently Apple

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Doppler permite que você organize sua biblioteca de músicas diretamente no iOS

Próx. Post

Filme da semana: compre “D.P.A.: O Filme”, produção infantil dirigida por André Pellenz, por R$9,90!

Posts Relacionados