O melhor pedaço da Maçã.

Modems da Qualcomm não deverão estar nos próximos iPhones

TechCrunch
Apple vs. Qualcomm

A coisa não poderia terminar de forma diferente. Enquanto se enfrentam em brigas homéricas em tribunais, Apple e Qualcomm ainda hoje têm uma relação comercial baseada no fornecimento de modems (basebands) 3G/4G para iPhones. Mas não por muito tempo, ao que tudo indica.

Publicidade

Há algum tempo, já havia-se levantado uma forte suspeita de que a Qualcomm não forneceria modems 5G para a Apple no futuro. Todavia, hoje um executivo da empresa deu a entender que o relacionamento comercial entre as duas poderá ser encerrado já este ano — ao menos no que diz respeito aos iPhones que deverão ser anunciados em setembro.

Numa conferência para divulgação de resultados financeiros, o diretor financeiro (CFO) da Qualcomm, George Davis, afirmou hoje que “não espera” que a Apple use seus chips nos próximos iPhones.

A forma incerta como Davis abriu essa possibilidade é curiosa, visto que a esta altura do campeonato os projetos dos iPhones de 2018 já estão bem encaminhados e muito provavelmente suas produções já foram inclusive iniciadas. Ou seja, o executivo sabe bem, oficialmente, se a Qualcomm fornecerá ou não milhões desses componentes para a Apple este ano.

Publicidade

Com isso, o caminho fica totalmente aberto para a Intel, que já fornece modems para a Apple, e quem sabe para a MediaTek entrar como segunda parceira dela nessa seara. Só esperamos, como consumidores, que isso não signifique a adoção de chips não tão bons quanto os da Qualcomm — afinal, até a Samsung já está brincando com isso, com base numa performance LTE do iPhone X inferior à do Galaxy S9.

Para Davis ter informado isso na conferência, certamente o impacto nas finanças da Qualcomm será grande — ainda que ela continue, por um tempo, fornecendo modems para os modelos atuais/anteriores de iPhones. Perder a Apple como cliente deve ser pior do que qualquer resultado que ela poderá vir a obter com essas disputas judiciais.

via MacRumors

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Mais uma: bandidos roubam US$29 mil em produtos de loja da Apple na Califórnia

Próx. Post

Nem Steve Jobs, em 2008, acreditava que a App Store seria tão grande

Posts Relacionados