O melhor pedaço da Maçã.

Torne a experiência de copiar e colar no Mac 10x melhor com essa configuração

Cola

Copiar e colar é uma das ações mais básicas de qualquer sistema operacional, mas o macOS tem, por padrão, um comportamento que pode ser inconveniente em alguns casos quando você está trabalhando com texto: ao teclar C, o sistema copia todo o estilo do conteúdo em questão. Então, se você pega o trecho de um documento no Pages e cola no corpo de um email, ele vai com a formatação original, acabando com a unidade visual da mensagem que você quer mandar.

Publicidade

Claro, existe uma justificativa para esse comportamento: em alguns casos, você de fato quer que isso aconteça, como na cópia de uma tabela do Numbers com seus pesos de linha e fontes diferenciadas. Entretanto, em outros — a maioria, arriscaria eu — isso é apenas… indesejado.

Felizmente, há uma solução muito simples — compartilhada primeiramente pela jornalista Ally MacDonald nesta semana, no Twitter. Com ela, você simplesmente muda uma configuração no sistema para que, toda vez que pressionar V, o sistema cole o texto em questão no estilo do destino.

Vejam como é fácil:

  1. Vá em Preferências do Sistema » Teclado e clique na aba “Atalhos”;
  2. Selecione “Atalhos de Apps” na barra lateral e clique no botão “+”;
  3. No campo Aplicativo, selecione “Todos os Aplicativos” — ou, caso queira que esse comportamento funcione somente em um app específico, selecione-o na lista;
  4. No campo Título de Menu, digite “Colar com o Mesmo Estilo”;

    Atalho para colar com o mesmo estilo

  5. No campo Atalho de Teclado, tecle V e clique em “Adicionar”;
  6. Caso queira manter a opção de colar com a formatação original, clique no “+” novamente e digite “Colar” no campo Título de Menu, selecionando outra combinação de teclas, como V, no campo Atalho de Teclado.

Pronto! A partir de agora, sempre que você pressionar a combinação clássica para colar um conteúdo, ele será colocado onde você quer com a formatação do documento de destino e não de origem. E, caso queira manter o estilo original, basta pressionar a combinação de teclas escolhida no último passo do guia acima.

Mas atenção: os comandos que você digita nos campos de configuração dos atalhos devem, obrigatoriamente, seguir o idioma do seu macOS. Ou seja, se você prefere usar o SO em inglês, deve adicionar o primeiro comando como “Paste and Match Style” e o segundo, como “Paste”. Além disso, vale notar que a dica acima infelizmente não funciona dentro dos apps da suíte Microsoft Office, o que é uma grande pena.

Aproveitem! 😊

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Mural MM, edição XXXIV

Próx. Post

Os 5 artigos mais lidos no MacMagazine: de 29 de julho a 5 de agosto

Posts Relacionados