O melhor pedaço da Maçã.

Como filtrar mensagens indesejadas e denunciar spam no app Mensagens

Mensagens no iOS e no macOS

Se você utiliza bastante o app Mensagens no seu iPhone/iPad, então sabe que muitas vezes a sua caixa de entrada pode ficar um pouco confusa considerando o número de mensagens de amigos, familiares, do trabalho, etc. Essa situação fica ainda mais caótica quando diversas empresas mandam mensagens de promoções e alertas, acumulando tudo em um só lugar.

Pois nós estamos aqui para ajudar, principalmente na questão envolvendo mensagens indesejadas. 😊

Como filtrar mensagens indesejadas

Para solucionar esse problema, o iOS conta com um recurso que permite filtrar as mensagens enviadas por remetentes desconhecidos, enviando-as para outra aba do app Mensagens. Para configurar essa ferramenta é simples:

  1. Acesse Ajustes » Mensagens;
  2. Toque no botão deslizante para ativar a opção “Filtrar Desconhecidos”;
  3. iOS: ativando opção Filtrar Mensagens

  4. Abra o app Mensagens e verifique a nova aba “Desconhecidos”.

    iOS: caixa de Desconhecidos no app Mensagens

Vale ressaltar que, ao ativar esse recurso, você não receberá as notificações das mensagens enviadas por números não salvos nos seus contatos. Portanto, sempre verifique a aba “Desconhecidos” para ter certeza de que você não está perdendo nenhuma iMessage/SMS importante.

Publicidade

Como denunciar mensagens de spam

Se você estiver recebendo muitos informes de números desconhecidos, é possível ainda denunciar iMessages que parecem spam ou mensagens indesejadas de contatos que não estejam salvos no seu iPhone/iPad a partir do app Mensagens. Para isso, siga estes passos:

  1. Abra o app Mensagens e toque na mensagem indesejada;
  2. Logo abaixo da mensagem recebida, toque em “Relatar Mensagem Indesejada”;

    iOS: denunciando mensagem indesejada

  3. Em seguida, toque em “Apagar e Relatar Indesejada”.

Ao relatar, o número e a mensagem recebida serão encaminhados para a Apple e não será possível desfazer a ação de apagar a mensagem. É importante lembrar que denunciar uma mensagem indesejada não impede o remetente de enviar outra mensagem. Para parar de receber mensagens ou mesmo ligações de um determinado número, é preciso bloquear o contato, conforme explicamos nesse tutorial.

Como configurar um app para detectar números de spam

Se você estiver recebendo muitas mensagens SMS da mesma empresa, mas de números diferentes, é recomendado que você entre em contato com a sua operadora ou então utilize algum dos aplicativos de terceiros disponíveis na App Store para rastrear e bloquear automaticamente os principais números de spam para a sua região. Eu particularmente uso o Sync.ME e adoro — mas existem outros, obviamente!


Ícone do app Sync.ME - Caller ID & Contacts
Sync.ME - Caller ID & Contacts de Sync.ME LTD
Compatível com iPhones
Versão 11.21.2 (94.9 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR
Screenshot do app Sync.ME - Caller ID & ContactsScreenshot do app Sync.ME - Caller ID & ContactsScreenshot do app Sync.ME - Caller ID & ContactsScreenshot do app Sync.ME - Caller ID & ContactsScreenshot do app Sync.ME - Caller ID & ContactsScreenshot do app Sync.ME - Caller ID & ContactsScreenshot do app Sync.ME - Caller ID & Contacts

Para permitir que o app tenha acesso ao telefone e bloqueie essas chamadas/mensagens indesejadas, escolha um app com essa função na App Store e siga os próximos passos:

  1. Acesse Ajustes » Telefone;
  2. Selecione a opção “Bloqueio e Identificação”;

    iOS: ajustes bloqueio e identificação

  3. Em “Permitir que esses apps bloqueiem ligações e forneçam o ID de origem da ligação”, ative o app em questão (a Apple informa que esses softwares não são capazes de acessar nenhum informações sobre as ligações recebidas);

    iOS: permitindo que apps bloqueiem ligações

  4. Para editar um número bloqueado manualmente, basta tocar em “Editar” (no canto superior direito da janela).

Se houver correspondência, o iOS exibirá o selo de identificação do chamador escolhido pelo app para avisá-lo de que o número pode ser de uma empresa ou remetente indesejado. Se o app determinar que um número de telefone é spam, ele poderá bloquear a chamada automaticamente.

·   •   ·

Esse tutorial lhe ajudou? Então confira a nossa seção de dicas/tutoriais para saber como configurar ou utilizar diversos outros recursos e funções do iOS, do macOS, do watchOS e do tvOS. 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

★ Status: a rede social brasileira que nasce com potencial para enfrentar as gigantes

Próx. Post

FaceTime em grupo *não* será lançado junto do iOS 12 e do macOS Mojave 10.14 [atualizado 2x]

Posts Relacionados