Chrome 70 suportará o Touch ID de MacBooks Pro


Na última semana, o Google celebrou os dez anos do seu navegador e lançou o Chrome 69, que conta com uma interface renovada e outras novidades. A comemoração foi breve e a companhia já está pensando na futura versão do software, o Chrome 70 — que acabou de ganhar uma nova versão beta com funções que poderão agradar muitos usuários!

Entre as novidades anunciadas no blog da empresa, a API1 do navegador recebeu atualizações relacionadas à autenticação na web e ao uso da PublicKeyCredential — ativada por padrão na versão desktop a partir do Chrome 67 e, a partir do 70, também nos dispositivos Android.

Com isso, o Google adicionou ao Chrome 70 suporte a impressões digitais nos MacBooks Pro e nos dispositivos Android como forma de autenticação biométrica para websites. Isso permitirá que desenvolvedores acessem essa funcionalidade por meio da API Credential Management, da qual a PublicKeyCredential faz parte e permite que um site armazene e recupere as credenciais de um usuário sem que ele tenha que digitar uma senha — mesmo quando a sessão em determinada conta expirar.

Autenticação biométrica no Chrome 70

Ademais, o Google está testando nessa beta o recurso “Shape Detection” (“Detecção de Forma”), que permitirá ao navegador identificar formas como rostos, códigos de barras e textos em um dispositivo para que essas informações sejam utilizadas em determinados sites. A função também possibilitará que o navegador utilize o hardware dos próprios dispositivos para analisar ou capturar esses três tipos de informações, como o Face ID no iPhone X e posteriores, por exemplo. Medo!

Para aumentar a privacidade, o Chrome 70 não incluirá os números visíveis da versão do Android e do iOS na web. No caso do iOS, o navegador seguirá o que já é feito pelo Safari quando essa informação é requisitada pelo site: congela o número da versão em 15E148; no Android, esse dado será totalmente removido. Tal alteração impedirá (mas não eliminará) possíveis invasões e, por consequência, o acesso aos dados pessoais de usuários.

O Chrome 70 também sairá automaticamente do modo de tela cheia quando as caixas de diálogo, incluindo aquelas para selecionar um arquivo do computador, aparecerem. Essa mudança garantirá que os usuários tenham mais atenção ao tomar qualquer decisão de acordo com o que foi apresentado nessas janelas.

Todas as alterações e novidades apresentadas na beta do Chrome 70 estão no blog do Chrome (em inglês). Caso queira testar alguns desses recursos, é necessário baixar a versão de testes do navegador.

via The Verge

Posts recomendados
Comentários

O Modo Escuro foi ativado ou desativado.
Atualize esta página para ver os comentários.


Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: