O melhor pedaço da Maçã.

iPhones 15 Pro parecem mais leves do que realmente são, e a Física explica

Comercial do iPhone 15 Pro

Que os iPhones 15 Pro/15 Pro Max são mais leves que os aparelhos da geração anterior, não é nenhuma novidade, visto que um dos destaques feitos pela Apple na apresentação dos aparelhos foi justamente de que a construção do corpo do dispositivo em titânio os deixou perceptivelmente menos pesados.

Publicidade

Mas muita gente que já teve a oportunidade de segurar um dos novos modelos em mãos notou uma coisa em comum: eles parecem bem mais leves que os iPhones 14 Pro/14 Pro Max — mesmo que a diferença real de peso entre os dois aparelhos seja de apenas ~10% quando comparamos o iPhone 15 Pro com o iPhone 14 Pro.

Embora tudo pudesse não passar de puro achismo, uma publicação de um doutor em engenharia (em seu blog pessoal) indica que essa percepção não apenas é válida, como possui uma explicação científica — e ela tem a ver com o momento de inércia, conceito da Física Mecânica que mede o grau de dificuldade para se alterar o estado de movimento de um corpo em rotação.

O momento da inércia é calculado levando em consideração tanto a massa de um determinado objeto quanto a forma como ela é distribuída. Quanto mais distante a massa estiver do eixo de rotação (mais acumulada nas bordas/perímetro), maior será o momento da inércia. Do contrário, quanto mais perto do eixo, menor será o índice e, consequentemente, a sensação de leveza durante o manuseio do objeto.

Não é tão difícil associar esses conceitos com as mudanças realizadas na estrutura dos iPhones 15 Pro e 15 Pro Max. Como o uso do titânio foi o que mais contribuiu para diminuir o peso do aparelho e houve a troca substancial de um material mais pesado por ele nas bordas do aparelho, a tendência é de ter ocorrido também a diminuição do momento de inércia.

Publicidade

Em um cálculo superficial, que considera a redução da massa apenas em torno do perímetro do iPhone 15 Pro, o profissional estimou a redução do momento de inércia do aparelho entre 14% e 15%. Como essa porcentagem é maior que a da diminuição do peso, houve um aumento na sensação de leveza maior que a que ocorreria caso a redução da massa fosse uniforme.

Interessante, não acham? 😊


Comprar iPhones 15 Pro e 15 Pro Max de Apple Preço à vista: a partir de R$8.369,10
Preço parcelado: a partir de R$9.299,00 em até 12x
Cores: titânio natural, titânio azul, titânio branco e titânio preto
Capacidades: 128GB, 256GB, 512GB ou 1TB

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

via Daring Fireball

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Promoções na App Store: Super ToDo’s, Lil Artist, Star Wars: Knights of the Old Republic II e mais!

Próx. Post

Unite permite transformar sites em web apps de forma completa

Posts Relacionados