O melhor pedaço da Maçã.

Telegram 5.0 está mais leve, rápido e consome menos bateria

Telegram 5.0 reescrito na linguagem Swift

O que o WhatsApp tem de alcance, o Telegram Messenger tem de recursos. É impressionante como o mensageiro russo é recheado de coisas úteis. É verdade que o do Facebook ganhou boas novidades nos últimos meses, mas isso não muda o fato de o Telegram ser, na opinião da maioria que utiliza os dois, um app mais completo. E a atualização de hoje prova isso.

Publicidade

Está disponível agora na App Store a versão 5.0 (na verdade, 5.0.8) do Telegram. A grande novidade é o fato de ele agora ser 100% escrito na linguagem Swift, da Apple. O que você, usuário, ganha com isso? Olhando rapidamente o aplicativo quase nada mudou, mas, segundo a empresa, o novo código em Swift meio que dá superpoderes, o tornando mais leve, rápido e mais econômico (energeticamente falando).


Ícone do app Telegram Messenger
Telegram Messenger de Telegram FZ-LLC
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 10.9.2 (158.9 MB)
Requer o iOS 12.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR
Screenshot do app Telegram MessengerScreenshot do app Telegram MessengerScreenshot do app Telegram MessengerScreenshot do app Telegram MessengerScreenshot do app Telegram MessengerScreenshot do app Telegram MessengerScreenshot do app Telegram Messenger

Ainda segundo a empresa, as animações estão mais fluídas, as mensagens são sincronizadas mais rapidamente (mesmo que você não tenha aberto o Telegram por um longo tempo e haja muito conteúdo para sincronizar) e a atividade do aplicativo em segundo plano também foi otimizada (garantindo que todos os seus bate-papos desativados estejam sempre atualizados).

A versão 5.0 conta ainda com suporte a streaming para arquivos de áudio, novo contador de não-lidos (que mostra o número de conversas não-silenciadas com mensagens não-lidas — tudo isso, é claro, pode ser personalizado nas configurações do app), melhorias na navegação para conversas longas (basta deslizar para cima para ver a data da mensagem ou tocar na data para ir até a primeira mensagem desse dia), entre outras coisas.

Publicidade

Além disso, as notificações dentro do app agora estão expansivas. Isso quer dizer que, quando uma notificação chegar, você pode puxar ela para baixo a fim de abrir o chat relevante; quando acabar, simplesmente feche a notificação para voltar ao que estava fazendo antes.

É claro que, por ser uma atualização grande, alguns problemas e bugs poderão aparecer. Mas saiba que esse Telegram totalmente escrito em Swift já está sendo testado pelo público há um bom tempo. Lembram do Telegram X, do qual falamos aqui no site em dezembro do ano passado? Pois é, a versão 5.0 do Telegram nada mais é do que esse aplicativo que vem sendo testado e atualizado desde então.

Quando foi lançado, há quase um ano, o Telegram X ainda não tinha alguns recursos disponíveis na versão completa, como o compartilhamento de localização, por exemplo; agora, porém, nessa transmissão para a versão 5.0, está tudo lá do jeito que os usuários estão acostumados — com exceção do app para watchOS. 😕 O Telegram X, por sua vez, continua disponível na loja — mas deve ser só questão de tempo até ele desaparecer do mapa, a menos que ele seja mantido como “ambiente de testes” para outras futuras novidades.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Qualcomm perde batalha e não consegue banir importação de iPhones para os EUA

Próx. Post

Google paga US$9 bi à Apple para ser o buscador padrão do Safari em 2018

Posts Relacionados