O melhor pedaço da Maçã.

Facebook lança alto-falantes inteligentes com câmeras que lhe seguem

Facebook Portal, alto-falantes inteligentes da empresa

O Facebook não está no melhor momento da sua história. A empresa tem sua imagem manchada por controvérsias de todos os tipos, desde a fábrica de notícias falsas gerada pela sua influência até os problemas graves os quais mostram que a privacidade do usuário não é prioridade por lá — questões que se tornaram tão sérias que levaram Mark Zuckerberg a nada menos que o Senado dos EUA para responder perguntas.

Publicidade

Qual seria uma atitude sensata para um momento tão delicado, portanto? Talvez apresentar os dois primeiros alto-falantes inteligentes da empresa, equipados com câmeras que literalmente seguem o usuário na privacidade do seu lar? Bom… aparentemente alguém bem influente em Menlo Park acha que sim, pois foi exatamente isso que aconteceu. Conheçam os dispositivos Portal:

Facebook Portal, alto-falantes inteligentes da empresa

Descritos como uma forma mais fácil de se conectar aos seus amigos por meio de videochamadas, os alto-falantes inteligentes trazem a Alexa como assistente digital e têm como diferencial uma câmera inteligente que detecta o usuário e o acompanha — ou seja, você pode iniciar uma ligação de vídeo e se movimentar pelo cômodo; a câmera vai se movimentar e dar zoom para acompanhar seus movimentos, tornando a experiência, nas palavras do Facebook, mais livre e natural.

Publicidade

Claro que a empresa está ciente do pé atrás que a maioria dos usuários tem com suas políticas de privacidade, então está incluindo duas ferramentas que podem (ou não) apaziguar os ânimos alheios. A primeira é um botão especial que serve apenas para desligar qualquer tipo de atividade da câmera e dos microfones a qualquer momento. A segunda é uma capinha de borracha que você pode usar para cobrir a lente dos dispositivos sempre que quiser — talvez a inspiração para a ideia tenha sido o próprio Zuckerberg.

Além dos recursos de videochamada, que são baseados no Facebook Messenger, temos suporte ao Spotify, ao Pandora e ao iHeartRadio; é possível assistir a vídeos por algumas plataformas (nada de YouTube) e pelo Facebook Watch. Tirando isso, os dispositivos são bem limitados — não é possível nem sequer realizar conversas de texto pelo Messenger ou dar uma olhada no seu feed do Facebook, e a versão modificada do Android não permite a instalação de outros apps.

Publicidade

São dois modelos: o Portal “tradicional” tem uma tela de 10 polegadas e resolução de 1280×800 pixels; o Portal+, com design mais interessante, tem uma tela Full HD de 15,6 polegadas que pode ser rotacionada e utilizada tanto em modo retrato como paisagem. Eles custam US$200 e US$350, respectivamente, e já estão em pré-venda em seu site oficial (com entregas somente nos EUA) com o lançamento previsto para novembro.

Quem vai?

via Recode

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Adicione uma “cópia” do seu CPF no app Wallet com esse aplicativo

Próx. Post

Segunda edição da CocoaHeads Conference ocorrerá em novembro

Posts Relacionados