Placeit

Swift volta ao Top 10 de linguagens de programação


No início do ano passado, falamos aqui sobre como a Swift tinha escalado rapidamente uma montanha e conquistado um lugar ao sol entre as 10 linguagens de programação mais populares do mundo segundo o índice TIOBE. De lá até aqui, a linguagem da Maçã caiu algumas posições no ranking (que costuma ter muitas mudanças em suas posições abaixo do Top 5) e chegou a figurar em 16º lugar em outubro passado, mas agora ela está de volta ao time dos 10 primeiros.

Vejam como ficou a pesquisa mais recente, referente ao mês atual:

Índice TIOBE com linguagens de programação mais utilizadas, outubro de 2018

O Java continua sendo a linguagem mais popular do mundo e, junto à C, segunda colocada, tem uma vantagem considerável em relação às demais — estamos falando de taxas de utilização de 17,8% e 15,4% em relação aos desenvolvedores do mundo. A título de comparação, a terceira colocada, a C++, tem uma taxa de 7,6%; a Swift, que está em décimo lugar, de 1,5%.

Ou seja, ainda dá para crescer bastante — e essa é certamente a intenção da Apple, que tem feito um trabalho bem interessante de difusão da linguagem especialmente com crianças e jovens, com o aplicativo Swift Playgrounds. Será que ainda veremos a criação da Maçã ocupando o pódio? Teremos de aguardar para ver.

via Apple World Today

Posts recomendados
Comentários

O Modo Escuro foi ativado ou desativado.
Atualize esta página para ver os comentários.


Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: