O melhor pedaço da Maçã.

Acessório dá controles (e visor!) de DSLR à câmera do seu smartphone

Pictar Pro, acessório de câmera para iPhones e smartphones que dá ferramentas de DSLR a eles

As câmeras de smartphones estão chegando a níveis inimagináveis de qualidade e versatilidade — basta ver os avanços recentes feitos tanto pela Apple quanto por suas concorrentes para comprovarmos que hoje, tirando casos muito específicos, só se justifica comprar uma câmera dedicada se você for um profissional e/ou quiser ter todo o controle e as opções quase ilimitadas de uma DSLR1Digital single-lens reflex camera, ou câmera reflex monobjetiva digital..

Publicidade

Falando em controle, esse é um dos pontos em que os smartphones ainda pecam. É óbvio: nenhuma fabricante em sã consciência vai projetar um aparelho com dezenas de botões e seletores giratórios para satisfazer os amantes da fotografia. Por isso mesmo, a existência do Pictar Pro é algo bastante interessante.

YouTube video

Projeto do Kickstarter que já ultrapassou em mais de cinco vezes a sua meta de colaboração, o Pictar Pro é descrito pelos seus criadores como um acessório capaz de dar poderes de DSLR ao seu smartphone — e pode ser qualquer um, desde que ele rode iOS ou Android e tenha “formato de smartphone”, já que a carcaça se ajusta para prender aparelhos de (quase) todos os tipos e tamanhos.

Publicidade

O acessório conecta-se ao smartphone por meio de um app (não há Bluetooth aqui, e sim frequências indetectáveis dedicadas que faz as vezes de intermediador — o aplicativo inclusive detecta as funções da câmera do seu aparelho e as expande, com opções especiais de controle de foco, velocidade do obturador, zoom digital, ISO manual, resolução e muito mais).

O corpo do Pictar Pro traz a velha e boa construção de latão com uma pega de borracha texturizada e alguns botões que facilitam os ajustes na hora da foto. Dos dois giratórios, um controla a exposição da imagem e o outro é uma “roda inteligente”, que alterna entre nove modos pré-configurados. O botão de disparo tem dois níveis (até o meio você ajusta o foco e, até o fim, tira a foto) e a parte da frente tem o controle de zoom; na parte de cima temos um cold shoe para encaixe de um flash externo ou um microfone e embaixo um suporte para tripés.

Pictar Pro, acessório de câmera para iPhones e smartphones que dá ferramentas de DSLR a eles

Os criadores inventaram ainda uma forma de adicionar um visor ocular ao acessório. Oferecido como opcional, a peça se encaixa no Pictar Pro e usa um sistema de espelhos para projetar a prévia exibida na tela no pequeno viewfinder. Com isso, tirar fotos sob forte luz do sol não será mais um problema — teoricamente.

Publicidade

Como se não bastasse, o Pictar Pro conta ainda com uma bateria interna responsável por recarregar o smartphone enquanto ele estiver em uso — caso ele tenha suporte a carregamento sem fio, isto é. A parte do acessório que toca no aparelho é uma superfície Qi, responsável por garantir que você não perca um clique memorável por conta de baterias insubordinadas.

A produção do Pictar Pro deverá ser iniciada em março do ano que vem e, logo em seguida, as entregas aos apoiadores começarão. Você pode contribuir com US$130 ao projeto para receber um kit inicial, ou US$170 para o kit completo já com o visor ocular e uma case protetora, um prendedor de pulso e um para o pescoço. Os preços, claro, serão maiores quando o acessório chegar oficialmente ao mercado, então é uma boa ideia se apressar e garantir o seu (caso você tenha se interessado).

via Cult of Mac

Notas de rodapé

  • 1
    Digital single-lens reflex camera, ou câmera reflex monobjetiva digital.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Surgem novos possíveis detalhes sobre os iPads Pro com Face ID [atualizado]

Próx. Post

Em breve, você poderá jogar títulos do Xbox no seu iPhone via streaming

Posts Relacionados