Play

Apple compra startup de efeitos visuais focada em aprendizado de máquina


Se, por acaso, você estava sentindo falta de notícias sobre os investimentos milionários da Maçã, a espera acabou. O jornal dinamarquês Dagbladet Børsen divulgou hoje que a startup de efeitos visuais Spektral foi adquirida pela Apple por mais de US$30 milhões. O acordo foi firmado no fim de 2017, mas divulgado apenas agora.

Fundada em 2014, a empresa de Copenhague concentrava-se na aplicação de técnicas de aprendizado de máquina para edição de imagens e vídeos. Mais recentemente, a Spektral investiu em pesquisa e desenvolvimento, combinando aprendizado de máquina com a Teoria Espectral de Grafos para separar pessoas e objetos de um plano de fundo e inseri-los em uma cena com outro plano em tempo real.

Embora a Apple e a Spektral não tenham confirmado a aquisição, alguns indícios apontam para o sucesso do acordo. O cofundador e diretor técnico da startup dinamarquesa, Toke Jansen, atualizou o seu perfil no LinkedIn com a descrição “Gerente, Imagens Computacionais na Apple Inc.”.

Ademais, como a Maçã não divulga para que serão usadas as tecnologias desenvolvidas pelas empresas que compra, podemos especular que no caso da Spektral é provável que as ferramentas da startup sejam utilizadas (se já não estiverem) para melhorias na câmera do iPhone e de outros recursos — como o Modo Retrato presente nos iPhones, que consegue separar o objeto principal do plano de fundo.

Antes de ser adquirida pela Apple, a Spektral arrecadou mais de US$3 milhões para as pesquisas da tecnologia supracitada. Entre as empresas que apoiaram o projeto estão a LiteCap e a Amp Ventures, que investem em empresas com grandes potenciais.

Será que, no futuro, poderemos registrar imagens a partir do Modo Retrato com diversas opções de planos de fundos, no estilo Photo Booth? 😝

via Cult of Mac

Posts recomendados
Comentários

O Modo Escuro foi ativado ou desativado.
Atualize esta página para ver os comentários.


Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: