Que tal mais uma leva de novidades (ou possíveis novidades) do Instagram?
Nametags
Depois de destacarmos versões de testes do recurso, agora é oficial: o Instagram (finalmente) introduziu as Nametags, formas de compartilhar seu perfil na rede por meio de uma “figurinha” que pode ser lida por outro usuário com a câmera do seu smartphone. A ferramenta é similar a outras já introduzidas por Twitter, Facebook e Snapchat.
A ferramenta pode ser encontrada no menu lateral do seu perfil; você pode personalizar sua Nametag com cores, emojis, selfies e adesivos. Para escanear uma Nametag, basta abrir a câmera e deslizar para a direita ou selecionar a opção “escanear Nametag“, no menu inferior. O recurso já está disponível globalmente no iOS e no Android.
Bullying
Além de tornar a vida dos usuários mais fácil, o Instagram também está pensando em formas de torná-la mais saudável — psicologicamente falando. A rede anunciou que está introduzindo novas ferramentas para combater o bullying e o assédio no seu ambiente, todas elas baseadas em inteligência artificial.
O Instagram já há algum tempo conta com recursos que permitem identificar automaticamente comentários ofensivos ou contendo assédio e discurso de ódio. Mas esse recurso era exclusivo para os comentários em postagens; agora ele funciona nas legendas, nos comentários em transmissões ao vivo e até mesmo nas próprias fotos postadas pelos usuários — as ferramentas têm a capacidade de “ler” as imagens e os vídeos postados para analisar se há algum conteúdo ofensivo ou discriminatório nelas.
O anúncio vem em boa hora, já que os Estados Unidos e o Reino Unido celebram por agora o Mês Nacional da Prevenção do Bullying e a Semana Anti-Bullying, respectivamente. As ferramentas já estão ativas e ajudarão a rede a detectar e coibir com mais facilidade esse tipo de comportamento tóxico e condenável — ou assim esperamos, pelo menos.
Compartilhar localização com o Facebook
Entre boas novidades, também temos uma que pode fazer alguns usuários torcerem o nariz: segundo o TechCrunch, o Facebook estaria testando uma nova configuração de privacidade que capturaria o histórico de localização do Instagram com a empresa para facilitar o direcionamento de propagandas.
As notícias chegam logo após o pedido de demissão de Kevin Systrom e Mike Kreiger, criadores do Instagram que deixaram Menlo Park após divergências com a cúpula do Facebook sobre o futuro da rede e as formas de ganhar dinheiro com ela. Basicamente, a proposta do Facebook é pegar os dados de localização coletados pelo Instagram (caso o app tenha essa permissão concedida pelo usuário) e utilizá-los com fins publicitários. Atualmente, o Instagram nem sequer guarda dados de localização — e, portanto, não pode compartilhá-los com o Facebook.
O Facebook não confirmou o lançamento da ferramenta, mas, segundo o TechCrunch, ela será opcional — os usuários que quiserem participar terão de ativá-la manualmente, e não o contrário. Será que alguém vai querer?