Usuários estão mais fiéis ao Android do que ao iOS — ao menos nos EUA


Lembra de quando a Apple se gabava de ter os usuários mais fiéis do universo móvel com alguma vantagem? Pois bem: ao menos se a métrica estiver baseada em usuários dos Estados Unidos, essa ideia terá de ser repensada.

Uma pesquisa [PDF] divulgada ontem pela Consumer Intelligence Research Partners (CIRP) mostra que, ao longo dos últimos 12 meses — e considerando o universo de usuários de smartphones nos EUA —, a taxa de fidelidade entre os adeptos do Android foi superior à do iOS, ainda que por pouco: 92% contra 89%. Aliás, não só isso: ela tem sido constantemente maior ao longo dos últimos três anos, sempre com uma margem pequena.

A taxa de fidelidade mede a proporção de usuários que ativaram um novo dispositivo ao longo do último ano; se esse dispositivo for da mesma plataforma que o usuário tinha anteriormente, ele é considerado um usuário fiel.

Pesquisa da CIRP sobre lealdade entre usuários de smartphones

Mais interessante que isso é notar que a taxa de fidelidade em ambas as plataformas tem se mantido basicamente estável ao longo dos últimos três anos, sempre girando em torno dos 90% — ou seja, para Apple e Google, a perspectiva de ganhar novos usuários do “outro lado” é cada vez mais estreita; em vez disso, a estratégia mais inteligente é continuar melhorando seus ecossistemas para agradar e fidelizar os usuários que eles já têm e capturar novos clientes, que ainda não escolheram um lado.

Como disse o analista da CIRP, John Lowitz:

Ao longo do tempo, nós temos visto analistas prevendo que a troca de sistemas operacionais, particularmente do Android para o iOS, deve crescer no futuro. Isso é totalmente possível, mas seria uma mudança a longo prazo. Essas análises são baseadas no que os consumidores planejam fazer — o que, nós sabemos, é altamente subjetivo e, na maioria das vezes, mais aspiracional que realista. A análise de lealdade da CIRP é baseada no que os consumidores de fato fizeram nos períodos mais recentes.

Curiosamente, recentemente comentamos uma “pesquisa de planejamento” e a Apple se saiu muito bem nela — diferentemente dessa pesquisa da CIRP que, como Lowitz comentou, leva em consideração quem realmente mudou.

Será que a pesquisa teria resultados semelhantes aqui em nossa querida república?

via 9to5Mac

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