Cá estamos nós novamente para destacarmos alguns aplicativos populares atualizados recentemente na App Store ou na Mac App Store! Vamos a eles.
Pixelmator Pro
O editor de fotos que pretende bater de frente com o Photoshop ganhou boas novidades na Mac App Store.
Para começar, o tema escuro (que já é padrão no aplicativo desde sempre) foi atualizado para ficar visualmente mais consonante com o Modo Escuro do macOS Mojave; também foi adicionado um “Modo Claro” para que os usuários alternem entre os visuais de acordo com a preferência do sistema — mas você pode, obviamente, escolher um modo e ficar nele indefinidamente.
Temos outras novidades: um novo recurso chamado ML Enhance usa aprendizado de máquina para aprimorar o visual das suas fotos — a inteligência artificial mexe nos ajustes de exposição, contraste, balanço de branco e afins, e você pode manualmente fazer outros ajustes para adequar a imagem às suas expectativas.
Quer mais? A atualização traz também suporte a fontes SVG (mais detalhadas e com mais possibilidades que as tradicionais TTF e OTF) — uma fonte do tipo, a Gilbert Color, já está incluída na atualização. Por fim, temos aqui novas ações para o Automator, como melhoria automática e efeitos, para que você adicione essas ferramentas às Ações Rápidas do Finder, como detalhamos nesse artigo.
O Pixelmator Pro pode ser adquirido por R$95 na Mac App Store.
Nike+ Run Club
A Nike é uma das principais parceiras da Apple na divulgação do Apple Watch como um fiel companheiro de esportistas e praticantes de atividades físicas — basta ver que a gigante dos esportes é presença constante nas keynotes da Maçã e tem uma edição especial do relógio da empresa para chamar de sua.
Um dos mais populares aplicativos da empresa, o Nike+ Run Club, ainda não estava com sua versão para watchOS atualizada para as novas telas dos Apple Watches Series 4 — o que é bem estranho considerando que o novo modelo já tem sua versão Nike+, aliás. Agora, isso foi corrigido.
No iPhone, a atualização trouxe como novidade também uma melhoria no recurso de marcação de calçados, que permite ao usuário indicar que tipo de sapato/tênis está usando em cada atividade. O Nike+ Run Club está disponível gratuitamente na App Store.
Tweetbot
O mais popular cliente do Twitter no mundo (afora o nativo, claro) sofreu — junto a todos os seus pares — com a polêmica mudança da API1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações. implementada pela rede social do passarinho. Isso não significa que o Tweetbot esteja jogando a toalha.
Desculpe, app não encontrado.
O Tweetbot 5 para iOS traz, para começar, um novo ícone semelhante ao que estreou há alguns meses no Mac. Para acompanhar, a iconografia interna do app também foi atualizada e temos agora um Modo Escuro verdadeiro, com mudanças que refletem em toda a interface. O aplicativo também foi otimizado para as telas do iPhone XS Max e XR.
Além disso, o update traz integração com o GIPHY para uma tela de inclusão de GIFs embutida na área de escrita dos tweets. O Tweetbot 5 para iOS pode ser adquirido por R$17 na App Store; ao contrário de atualizações “maiores” anteriores, desta vez quem já tem o Tweetbot 4 pode atualizar gratuitamente para a nova versão, o que é ótimo.
Spotify
Encerrando a jornada de hoje, o mais popular aplicativo de streaming do mundo também ganhou novidades — especificamente para assinantes do Spotify Premium.
A mudança mais evidente está na barra inferior, que agora conta com apenas três abas: “Início”, “Buscar” e “Sua Biblioteca”. A simplificação, entretanto, não significa que recursos foram perdidos: a ferramenta de descoberta foi incorporada à busca, que agora está mais inteligente e personalizada — ela incorpora seus gêneros e artistas favoritos para retornar resultados mais precisos.
Também temos um novo recurso chamado “Endless Artist Radio” (“Rádio Sem Fim de Artista”), que traz um mix de faixas do artista em questão com outras músicas de artistas com estilos semelhantes; essa playlist, que também leva em conta seus gostos pessoais, é atualizada constantemente e pode ser disponibilizada offline, caso queira.
O Spotify está disponível gratuitamente na App Store — mas as novidades acima descritas exigem a assinatura de um plano premium, que custa R$17 mensais no modelo padrão; há preços especiais para universitários ou famílias.
Notas de rodapé
- 1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.