O melhor pedaço da Maçã.
Consumidores comprando iPhones 8 em Apple Store

Alguns modelos de iPhones são banidos da Alemanha

Reflexos da disputa judicial entre Apple e Qualcomm continuam a surgir em diferentes partes do mundo e, desta vez, a decisão não é nada boa para a Maçã. Uma corte na Alemanha determinou que alguns modelos de iPhones, dotados de modems da Intel, infringem patentes da fabricante de chips e não podem ser comercializados no país.

Publicidade

Mais precisamente, a Qualcomm detém em território alemão uma patente que descreve uma forma de preservar a bateria de aparelhos enquanto seus modems enviam e recebem sinais de celular. A corte alemã definiu que os modems da Intel infringem essa patente e, portanto, os iPhones que incluem tais componentes não podem ser comercializados no país.

A Apple liberou um comunicado à imprensa afirmando que vai recorrer da decisão, mas, enquanto o processo corre na justiça, deixará de vender o iPhone 7 e o iPhone 8 nas suas 15 lojas em território alemão. Os iPhones XS, XS Max e XR continuarão sendo comercializados normalmente nas Apple Stores e os modelos mais antigos poderão ser encontrados em revendedores autorizados ou lojas de operadoras.

Não está claro ainda o motivo de a Apple ter decidido apenas pela interrupção das vendas dos iPhones 7 e 8 — ainda mais considerando que, nesses modelos, os modems da Intel são utilizados em apenas algumas unidades; já nos iPhones XS/XR, todas as unidades são dotadas das peças da Intel, que, teoricamente, são a raiz de todo o problema (quem sabe os novos modelos de modems não infringem a patente; ou o processo foi iniciado quando os novos iPhones não existiam).

Publicidade

O fato é que o problema alemão parece ser muito mais difícil de resolver que o da China — por lá, a decisão judicial que ameaçava a Apple girava em torno simplesmente de um elemento de interface do iOS (que, aparentemente, também desrespeitava uma patente da Qualcomm); a Maçã corrigiu o problema atualizando o sistema e mudou o dito elemento. Na Alemanha, por outro lado, o foco da decisão está numa peça dentro dos aparelhos, que, obviamente, não pode ser retirada numa atualização de software.

O comunicado da Apple traz duras críticas à Qualcomm e ao seu modus operandi:

A campanha da Qualcomm é uma tentativa desesperada de tirar atenção dos problemas reais entre as duas empresas. Suas táticas na justiça e nos seus negócios do dia a dia estão prejudicando a inovação e os consumidores. A Qualcomm insiste em cobrar taxas exorbitantes por tecnologias que eles não criaram e está sendo investigada por governos no mundo todo por esse comportamento.

Ninguém sabe no que dará essa história toda — os detalhes são muito minuciosos e deveras diferentes em cada país onde a disputa judicial está rolando. O fato é que as declarações da Qualcomm, de que a guerra estaria perto de terminar, não parecem encontrar reflexo na realidade: aparentemente, a briga toda está apenas começando. Teremos de acompanhar de perto os próximos passos dela.

via 9to5Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Promoções do dia na App Store: Sky Gamblers, FINAL FANTASY, Tayasui Color, Psychonauts e muito mais!

Próx. Post

Apple agora tem um VP sênior de aprendizado de máquina e inteligência artificial

Posts Relacionados