O melhor pedaço da Maçã.
HomePod

Apple entra para categoria “outros” no mercado de alto-falantes inteligentes

Até alguns anos, antes de virar basicamente o epicentro da nova estratégia de serviços da empresa, a Apple TV era considerada um “hobby” pela Maçã — isto é, um produto com poucas vendas mas consistentemente bem-avaliado por seus consumidores e, talvez por isso, com lugar de destaque no catálogo da empresa. Agora, tudo se desenha para que o HomePod tome esse lugar.

Publicidade

Canalys sobre mercado de alto-falantes inteligentes, primeiro trimestre de 2019

No mais recente estudo da Canalys [PDF] sobre o mercado global de alto-falantes inteligentes, a Maçã deixou de ter um lugar entre as cinco principais fabricantes do segmento e entrou na categoria “outros”, que engloba todo o universo restante. Ou seja, o HomePod continua não obtendo uma recepção particularmente calorosa por parte do público, mesmo com uma publicidade regular da Apple e até um corte razoável no seu preço.

É bem verdade que o fato de a Apple ter entrado no bolo de fabricantes secundárias tem algumas explicações: a principal delas é o fato de que a China ultrapassou com força os Estados Unidos como principal mercado consumidor de alto-falantes inteligentes. O país asiático viu as vendas desses dispositivos crescer em 500% no primeiro trimestre de 2019 em relação ao mesmo período do ano anterior; com isso, ficou com 51% dos smart speakers vendidos no mundo — os EUA ficaram com 24%.

Publicidade

Com o domínio chinês da categoria, boa parte do Top 5 ficou com empresas locais — até porque os chineses estão cada vez mais tendentes a companhias criadas dentro da Muralha, como vimos novamente ontem. Sem surpresas, a Amazon ficou com a liderança da categoria, abocanhando 22,1% do mercado e 4,6 milhões de dispositivos despachados. Google, Baidu, Alibaba e Xiaomi completaram as cinco primeiras colocações — todos com crescimento, exceto o Baidu, que entrou no mercado recentemente e já conquistou grande sucesso.

Canalys sobre mercado de alto-falantes inteligentes, primeiro trimestre de 2019

Será que a Apple precisará criar uma versão mais barata do HomePod para competir com mais força nesse mercado ou a empresa está confortável na sua posição atual?

via 9to5Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Steve Jobs já queria lançar um cartão de crédito da Apple há 15 anos

Próx. Post

Apple Pay chega à Hungria e a Luxemburgo

Posts Relacionados