O melhor pedaço da Maçã.

Dual SIM (suporte a dois chips) já está funcionando no iOS 12.1 beta; operadoras brasileiras se posicionam

Dual SIM no iOS 12.1 beta

O iOS 12.1 beta foi liberado na semana passada com algumas novidades, incluindo a volta dos testes do FaceTime em grupo, códigos indicando a chegada de novos iPads Pro com Face ID (funcionando com o dispositivo tanto na vertical quanto na horizontal) e referências a um recurso de sincronização de Animojs e Memojis pelo iCloud. Mas as novidades não pararam por aí, não.

Publicidade

Como informou o 9to5Mac, o recurso Dual SIM (suporte a dois chips) provavelmente dará as caras nessa atualização. Isso, porém, não quer dizer que qualquer um poderá configurar dois números de telefone no seu iPhone XS ou XS Max assim que a atualização for liberada. Para que isso aconteça, você necessariamente precisa de um código QR gerado pela sua operadora para configurar tudo — e esse código (ou informações adicionais) só será liberado caso a operadora em questão já esteja com todo o cenário preparado para funcionar com o eSIM (chip eletrônico) dos novos iPhones.

Aqui no Brasil, como já informamos, a única operadora que trabalha com tal tecnologia é a Claro. Não é à toa que ela é a única a suportar o Apple Watch com conectividade celular, conforme indicado nesta página — o smartwatch da Maçã também utiliza a tecnologia eSIM para se conectar a redes 4G/LTE.

Aos que estão rodando o iOS 12.1 beta em um iPhone XS ou XS Max, basta ir em Ajustes » Celular para visualizar os detalhes da configuração do recurso. Nessa seção, você encontrará informações tanto da sua linha ativada com o chip físico quanto da linha atrelada ao eSIM. Como o recurso ainda não está ativado, você verá a informação “Adicionar plano de celular”. Ao tocar neste link, é preciso digitalizar o tal código QR fornecido pela operadora, que conterá detalhes de todas as configurações necessárias para ativar a segunda linha.

Publicidade

É possível ainda adicionar as informações manualmente (endereço SM-DP+, código de ativação e um código de confirmação opcional) para configurar essa segunda linha, tocando no link na parte inferior da página de verificação do código QR.

Dual SIM no iOS 12.1 beta

O site alemão iPhone-ticker.de informou [Google Tradutor] que alguns usuários da operadora Deutsche Telekom já estão conseguindo utilizar o recurso, com o iPhone mostrando as barras de sinal para ambas as linhas na Central de Controle. Nos Estados Unidos, as operadoras Verizon, AT&T e T-Mobile já disseram que vão suportar o Dual SIM — ainda que nenhum prazo para o início desse suporte tenha sido informado.

Publicidade

As operadoras compatíveis com recurso são listadas nesta página de suporte da Apple.

E as operadoras brasileiras?

O MacMagazine entrou em contato com as quatro maiores operadoras brasileiras para saber quando elas oferecerão suporte ao Dual SIM por aqui. Eis as respostas:

Claro

Publicidade

A Claro foi a primeira a suportar a tecnologia eSIM no Brasil. A tecnologia permite ativar serviços móveis sem a exigência de um chip físico instalado no dispositivo.

O Apple Watch Series 3 com celular foi o primeiro dispositivo conectado a operar com a tecnologia e a Claro é atualmente a única operadora brasileira habilitada pela Apple para oferecer conectividade via rede celular para o dispositivo. Além de permitir uso do relógio mesmo longe do smartphone, o serviço Claro Sync permite utilizar o mesmo número e o mesmo plano do smartphone em outros dispositivos conectados.

Com relação aos novos modelos do iPhone, o fabricante ainda não divulgou a data oficial de lançamento comercial no Brasil. Os modelos comercializados pela Apple no Brasil são customizados e otimizados para as características técnicas das redes móveis locais. Para garantir a melhor performance e aproveitar ao máximo seu novo smartphone, junto a todas as novas funcionalidades das redes móveis brasileiras, recomendamos aguardar o lançamento oficial desses novos produtos no Brasil.

TIM

A TIM irá garantir o funcionamento dos novos iPhones homologados pela Anatel e vendidos pela Apple no Brasil com o SIM Card 4G TIM. Ainda não temos nenhuma informação a respeito do funcionamento da tecnologia eSIM dos novos produtos e como será empregado o uso do Dual SIM nesses modelos. Em breve teremos compatibilidade não só com essa solução, mas também com o Apple Watch que já está sendo vendido no Brasil.

Vivo

A Vivo é guiada pela constante inovação e alta qualidade dos seus serviços, e já está trabalhando para oferecer a funcionalidade do eSIM para seus clientes.

Oi

A Oi informa que irá comercializar os novos aparelhos iPhone XS e iPhone XS Max em seu portfólio, por identificar que existe interesse dos consumidores com relação a esses produtos. A companhia acrescenta que tem estudos sobre a tecnologia eSIM em andamento para avaliar a melhor forma de disponibilizá-la a seus clientes.

·   •   ·

Caso você queria conhecer um pouco mais sobre como funciona o recurso Dual SIM, nós fizemos um artigo falando especificamente sobre isso.

via 9to5Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple, Alphabet e outras estão gastando mais dinheiro que nunca

Próx. Post

★ iPhones XS/XS Max e Apple Watch Series 4 disponíveis — com cupom de desconto!

Posts Relacionados