O melhor pedaço da Maçã.
Uso do Swift entre estudantes

Mais de 30 faculdades comunitárias dos EUA incluirão a Swift nas suas grades a partir do próximo ano letivo

Há alguns meses, dentro da iniciativa “Todo Mundo Pode Programar” (“Everyone Can Code”), a Apple lançou um curso acadêmico de um ano denominado “Desenvolvimento de Apps com Swift” (“App Development with Swift”), projetado por educadores e engenheiros da Maçã com o objetivo de oferecer o primeiro contato de estudantes adeptos da área de tecnologia com a linguagem de programação. Junto ao lançamento, a empresa anunciou, naquela ocasião, uma parceria com seis faculdades comunitárias dos Estados Unidos que ofereceriam o curso em suas grades curriculares.

Publicidade

Bom, aparentemente a coisa está se expandindo muito rapidamente: a Apple anunciou hoje no seu site que mais de 30(!) novas faculdades comunitárias dos EUA adotarão o currículo a partir do próximo ano letivo, a iniciar-se em setembro. Dentre elas, uma das maiores instituições americanas de ensino técnico, a Austin Community College District (ACC), que ensinará o curso para mais de 74.000 estudantes.

O prefeito de Austin, Steve Adler, deu uma breve declaração sobre a novidade à própria Apple:

Publicidade

Nós estamos animados em ver a Apple juntar-se à nossa missão de fazer Austin mais acessível para todos os que já moram na cidade. A Apple será uma força multiplicadora neste esforço contínuo da comunidade para tirar 10.000 pessoas da pobreza e colocá-las em bons empregos ao longo dos próximos cinco anos.

A fala do prefeito tem a ver, naturalmente, com o próprio caráter das faculdades comunitárias — um tipo de instituição de ensino que se assemelharia aos nossos cursos técnicos e recebe grandes incentivos federais, oferecendo, em alguns casos, cursos totalmente gratuitos e voltados às camadas menos favorecidas da população.

Tim Cook também falou sobre o novo passo da iniciativa:

Nós vimos em primeira mão como o ecossistema da Apple transformou a economia global, criando novas indústrias inteiras e apoiando milhões de empregos. Acreditamos fervorosamente que a mesma oportunidade deveria ser dada a todos, e as faculdades comunitárias têm um alcance poderoso nas comunidades onde a educação torna-se o grande equalizador.

Além da instituição texana, outras faculdades comunitárias juntando-se ao programa da Apple incluem a Northeast Mississippi Community College, a Northwest Kansas Technical College e a Alabama Community College System.

Publicidade

O negócio é excelente para a comunidade e, claro, para a Apple — afinal, quanto mais profissionais ganham familiaridade desde cedo com o universo Swift, maior a chance de eles focarem no ecossistema da Maçã, comprarem seus produtos e produzirem belíssimas criações para iOS, macOS e companhia.

O currículo, como bem se sabe, também está disponível na iBooks Store para aprendizes que tenham a tenacidade do autodidatismo ou para professores que queiram introduzir os conceitos do Swift em suas turmas.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Devido a sanções, Apple começa a remover aplicativos iranianos da App Store

Próx. Post

Apple lança quatro novas cores para os fones Beats Solo3 Wireless

Posts Relacionados