O melhor pedaço da Maçã.

PowerPage divulga possíveis detalhes do Leopard

E começam a sair ainda mais detalhes sobre o Mac OS X 10.5 Leopard, que a Apple apresenta pela primeira vez ao público na keynote de abertura da WWDC 2006, nesta segunda-feira. É claro que tudo isso ainda não está confirmado, são apenas os velhos e bons rumores pré-grandes eventos da Apple. Vamos à lista (separei os detalhes mais significativos):

Publicidade

Spotlight 2.0: a Apple irá explorar mais os ícones nos resultados de busca do Spotlight, com versões maiores e previews em tempo-real de imagens, filmes e PDFs, por exemplo. Para eventos do iCal, o ícone terá a data e hora estampadas, para um melhor entendimento. O preview de filmes deverá rodar na velocidade 8x, e apresentações serão mostradas na forma de mini-filmes. Caso qualquer resultado de busca pelo Spotlight esteja visível na tela (seja no desktop, em algum programa ou documento aberto), o resto do espaço irá esmaecer em fade como acontece hoje em buscas no System Preferences, e estes ficarão destacados. A busca por metadados será bastante aprimorada, permitindo a filtragem dos resultados por ainda mais características dos arquivos encontrados, como a data que uma foto foi tirada, por exemplo. Slideshows no Finder passarão a abranger mais tipos de arquivos, como documentos em PDF. A Apple espera, por fim, tornar a velocidade das buscas ainda mais instantânea do que já é — dependendo da máquina que você está usando, é claro.

Dashboard 2.0: ganhará uma sessão especial no System Preferences. Widgets poderão facilmente ser colocados no desktop, simplesmente arrastando sua janela para a mesa por aproximadamente 2 segundos. Eles então aparecerão no Dock como aplicativos normais, e deverão ser tratados como tais. Novas animações. Novos widgets virão acoplados ao sistema.

Publicidade

Safari 3.0: filtro de phishing. FTP integrado. Um mini sistema de envio de emails via mailto que elimina a necessidade de abrir o Mail.app para enviar rápidas mensagens. Abas poderão ocupar mais de uma linha (caso muitas estejam abertas ao mesmo tempo) e o navegador trará sistema para salvar as abas abertas mesmo quando fechado. Exposé para as abas. Melhor integração com padrões da web e aprimoramentos no sistema de RSS.

iChat 4.0: conferências de vídeo para até 7 pessoas. Melhor integração de Voz sobre IP (VoIP). Pastas para gerenciamento de contatos. Integração com redes MSN e Yahoo!. Nova interface.

Automator 2.0: programa bem mais leve, abre bem rápido. Interface remodelada. Mais ações. Scripting de interfaces. Acompanha AppleScript atualizado, com novos códigos de programação ainda mais fáceis de se entender e escrever. Possibilidade de integrar scripts da nova versão do AppleScript facilmente no Automator, maior possibilidade de criação de ações a partir daí.

Publicidade

QuickTime 7.2: versão gratuita passará a oferecer reprodução de vídeos em tela-cheia e gravação de áudio. Novos codecs integrados, incluindo RealPlayer e DivX. Novo recurso de slideshow para filmes.

Mail 3.2: novos protocolos de servidor. Versão widescreen. Novo sistema de conversação parecido com como funciona o Gmail. Possibilidade de envio de emails HTML sem complicações. Maior integração com o iCal e iChat e novo sistema de colaboração.

iCal 3.0: “maravilhosa” nova interface. 25 técnicas de organização diferentes. Integração com ainda mais formatos.

Publicidade

Address Book 5.0: nova interface. Maior habilidade na importação de contatos. Novo sistema de colaboração. Melhoras na integração com iCal e iChat.

Artigo publicado no PowerPage (e aparentemente já saiu do ar).

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Dell XPS M2010: notebook ou desktop?

Próx. Post

Horário da keynote de abertura da WWDC 2006 [atualizada]

Posts Relacionados