Embora tenha começado como um simples site de buscas na internet, o Google rapidamente espalhou seus tentáculos por vários outros domínios: email; editor de texto e agenda online; planilhas eletrônicas; gerenciamento de imagens e, quiçá, no futuro, até mesmo um sistema operacional próprio, na esteira da web 2.0…
Assim sendo, obviamente que esse gigante dos tempos modernos não poderia desprezar a plataforma Mac OS X, criando vários softwares e serviços específicos para o sistema operacional da Apple. Devanshu Mehta, facilitando a vida de todos nós, listou os mais relevantes:
Picasaweb: enquanto não lança uma versão compatível com o Mac OS X de seu software Picasa, disponibiliza esta versão online, muito semelhante ao Flickr Uploadr, inclusive.
Google Notifier: lançado na semana passada e alvo de uma excelente análise feita pelo Rafael.
Google Video Player: instalar esse player é o único modo de assistir aos vídeos baixados do Google Video e, agora, está disponível para Mac.
Google Earth: dispensa maiores apresentações.
SketchUp: software de modelagem gráfica 3D. É com eles que designers e arquitetos estão contruindo modelos do mundo real e mesclando-os ao Google Earth.
Dashboard Widgets: são três os widgets criados pelo Google: Blogger, ideal para postagens rápidas para quem mantém um blog neste servidor (como é o meu caso); Gmail, permite uma visão simples da caixa de entrada; e Search History, o qual possibilita ao usuário consultar o seu histórico de buscas.
Google Toolbar: criada para o Firefox, possui diversas funcionalidades.
Firefox Extensions: o Google disponibiliza nove extensões para o Firefox, ao gosto do freguês.
Que venha muito mais, Google!