O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

MP4 nano vs. iPod Foston?

A confusão está armada. A Foston é a empresa responsável pela cópia mais fiel (para não dizer descarada) do iPod nano, da Apple. Estive em São Paulo em julho e não perdi a chance de visitar o Standcenter da Av. Paulista. O que mais vi foram iPods falsificados, e um dos grandes destaques foi este modelo que analisarei no post, o MP4 Foston FS 58 1GB. Ele será, evidentemente, comparado com o iPod nano 1GB.

Publicidade

iPod nano falso
iPod nano verdadeiro
MP4 Foston
iPod nano
Capacidade 1GB 1GB
Dimensões / Peso 87x40x8 mm / 0,5kg 88,9×40,6×6,9 mm / 0,05kg
Garantia 3 meses 1 ano
Autonomia da Bateria 4 horas 14 horas
Compatibilidade PCs PCs e Macs
Suporte de Áudio MP3, WMA, WAV, ASF e ACT AAC (16 a 320 Kbps), AAC protegido (iTunes Music Store), MP3 (16 a 320 Kbps), MP3 VBR, Audible (formatos 2, 3 e 4), Apple Lossless, WAV e AIFF
Suporte de Vídeo WMV, MPG, MPG I, MPG II e AVI convertido para MTV Não
Suporte de Fotos JPG e GIF JPEG, BMP, GIF, TIFF, PSD (apenas com Macs) e PNG
Conectividade USB (recarregável) tipo pendrive USB (recarregável) via Dock
Rádio Integrado FM interno Não
Gravador de Voz WAV 32 kbps e ACT 8 kbps Não
No Pacote MP4 Foston de 1GB, fone de ouvido, capa de silicone, cabo USB, recarregador, CD com programas e manual do usuário em português iPod nano, fones de ouvido, cabo USB 2.0, adaptador do Dock, case, guia QuickStart, CD com iTunes para Mac e Windows e guia de recursos
Preço R$ 235,00 US$ 149,00

Alguns comentários importantes:

Design/Qualidade: apesar de terem feito uma cópia bastante fiel — apesar de muito fiel, ele é extremamente feio, difícil de entender — do nano, a Foston certamente não copiou-o rigorosamente no quesito qualidade. Tive a oportunidade de brincar rapidamente com um desses bichinhos no Standcenter e, pessoal, é uma porcaria. Tá explicada a garantia durar 1/4 do tempo que dura a do iPod verdadeiro.

Publicidade

Peso: não está errado, minha gente. O Foston realmente pesa 10 vezes mais do que o nano. São proezas de engenharia que só a Apple pode conquistar. Ele também é cerca de 1 milímetro mais fino, como podem ver.

Bateria: aí nem se fala. O nano atinge as 4 horas — que o Foston consegue apenas reproduzindo música — reproduzindo apresentações de slides com música, ou seja, trabalhando à todo o vapor, display ligado o tempo todo. Em reprodução normal de músicas a autonomia mais que triplica: 14 horas.

Rádio Integrado: não posso comentar sobre a qualidade de recepção do Foston, mas isso é algo que eu gostaria de ver no nano, especialmente no nano de 1GB, pela sua capacidade limitada de armazenamento de músicas. Acho que é extremamente positiva a possibilidade de você poder trocar para rádios comuns quando estiver de saco cheio da biblioteca que colocou no seu iPod. Ou para ouvir notícias, também. Algo tão simples… vamos lá, Apple.

O resto eu deixo para vocês tirarem suas conclusões. A idéia do post foi facilitar a comparação entre os dois modelos e deixar claro à todos que optaram por pagar um pouco mais barato pela versão falseta o que realmente estavam pagando.

Ver comentários do post

Os comentários estão fechados.

Artigo Anterior

Outro brinquedinho...

Próximo Artigo

Revenda carioca Macinrio roubada

Posts Relacionados