O melhor pedaço da Maçã.

Apple estaria em contato com governo chinês sobre lei que afeta a App Store

App Store chinesa

Em agosto, a China anunciou uma lei com efeito imediato que obriga desenvolvedores de aplicativos, sejam eles estrangeiros ou não, a divulgar detalhes dos seus negócios com o governo e a ter uma sede física no país. Como comentamos, essa medida, embora tenha como objetivo combater crimes cibernéticos, poderia desembocar na remoção de uma série de apps das principais lojas de apps, incluindo a App Store.

Publicidade

Desde então, para evitar receber algum tipo de sanção, várias plataformas do setor já passaram a acatar a determinação do governo chinês, menos a loja da Maçã. Segundo informações da Wall Street Journal, porém, a gigante de Cupertino tem conversado com os representantes do país asiático a respeito dessa lei há alguns meses.

Há poucos detalhes sobre a negociação, mas, segundo pessoas familiarizadas com o assunto ouvidas pelo veículo, oficiais chineses disseram à Apple que ela deve implementar as novas regras na App Store “de forma estrita”. A Maçã, por sua vez, ainda não comentou publicamente a questão e nem fez qualquer alteração na sua loja de apps.

Dada a forte relação da empresa com o país asiático, que é sede de boa parte da sua cadeia de fornecimento e é frequentemente lembrado como um dos seus mercados mais importantes, é considerado improvável que a Apple fique sem acatar a determinação por muito mais tempo.

Investidores também estão preocupados sobre como essa lei poderá afetar o modelo de negócios da empresa — não só na China mas também no resto do mundo, uma vez que muitos usuários chineses usam serviços de VPN1Virtual private network, ou rede privada virtual. para acessar lojas de outros países. Embora a regra tenha efeito imediato, as plataformas têm até março de 2024 para se regularizem sem receber algum tipo de penalização.

Recentemente, vale lembrar, a Apple esteve no centro de outra polêmica diplomática envolvendo a China e os Estados Unidos. Primeiro, surgiram notícias de que o país havia banido o uso de iPhones por funcionários governamentais, o que foi logo negado por um porta-voz chinês. Mesmo assim, o governo dos EUA respondeu com uma declaração chamando a suposta medida de “uma retaliação desproporcional”.

via Reuters

Notas de rodapé

  • 1
    Virtual private network, ou rede privada virtual.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iPhones 15 estariam recarregando alguns powerbanks (e não o contrário)

Próx. Post

★ iPlace lança ações para facilitar a compra do iPhone 15 no Brasil

Posts Relacionados