O melhor pedaço da Maçã.
Apple Vision Pro em exposição na área de hands-on da WWDC23

Vision Pro: fundador da Oculus defende bateria externa e preço

O fundador da Oculus, Palmer Luckey, deu na última semana alguns pitacos sobre o Apple Vision Pro em uma entrevista para o podcast do autor e empreendedor americano Peter H. Diamandis.

Publicidade

Um dos pioneiros do mercado de headsets de realidade virtual (VR), Luckey esteve na Oculus até 2017 e atualmente comanda uma empresa de defesa americana chamada Anduril Industries. Ele, vale lembrar, chegou a elogiar o headset da Maçã semanas antes do seu anúncio, como comentamos aqui.

YouTube video

Para Luckey, a Apple acertou “basicamente tudo” com o Vision Pro, o que inclui até mesmo aspectos mais polêmicos do dispositivo, como a decisão de usar uma bateria externa e, até mesmo, o preço de US$3,5 mil. Em certo do ponto da conversa, ele relembrou um tweet que publicou em 2015, no qual dizia que “antes que o VR possa se tornar algo que todos possam pagar, ela deve se tornar algo que todos querem”.

Acho que há coisas que eu faria diferente se fosse a Apple. Mas eles fizeram basicamente tudo certo. Eles não fizeram nada terrível. Acho que a Apple está indo atrás do exato segmento que deveria estar indo atrás. Empresas diferentes têm produtos diferentes que são certos para eles estarem construindo. Acho que se a Apple tivesse tentado ir atrás do mercado de entrada, isso teria sido um erro.

Ao falar sobre a bateria externa, o ex-Meta disse ser um grande fã dessa ideia e que inclusive tentou implementá-la algumas vezes durante sua passagem pela Oculus, embora nem sempre com muito sucesso. Além disso, de acordo com ele, essa seria escolha inteligente por parte da Apple pensando no futuro.

Publicidade

Acho que a verdadeira razão pela qual a Apple tirou a bateria da cabeça não é porque este dispositivo não poderia ter uma bateria, digamos, na parte traseira do headset, o que seria tranquilo. É porque eles estão definindo essa expectativa nas pessoas que não há problema em tirá-la da cabeça para que, no futuro, eles possam adicionar mais processamento, mais rádios e mais baterias com um acessório externo em vez de mantê-lo no headset. Porque é isso que vai permitir que o dispositivo da Apple se torne basicamente um par de óculos bem fino.

Outra decisão da gigante de Cupertino que causou certo burburinho foi a de usar gestos em vez de controles físicos para que usuários possam interagir com o headset. Essa, ao que tudo indica, parece ser a única discordância de Luckey em relação ao projeto do Apple Vision Pro.

Bem, não é segredo que sou um grande fã de [dispositivos de] input em VR. Acho que essa é provavelmente uma das coisas que eu teria feito diferente da Apple. Por outro lado, eles têm que ter um plano para input de VR que vá além de apenas comandos de dedo. Acho que eles estão adotando uma abordagem focada em marketing, mas acredito que eles têm uma visão mais ampla para o futuro do que tudo ser apenas olhos e dedos.

Como explicado pela Maçã durante a WWDC23, o Apple Vision Pro é compatível com periféricos como o Magic Mouse, o Magic Keyboard e o Magic Trackpad, além de controles de console como o DualSense, da Sony. Ao que tudo indica, entretanto, a principal forma de se interagir com o headset será mesmo com gestos e o olhar.

E você, acha que a Apple pode lançar controles especiais para o seu headset no futuro? Comente!

via Mixed

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

★ As vantagens de usar a NordVPN ao viajar

Próx. Post

Surgem imagens de como o Android detectará AirTags

Posts Relacionados