O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Alerta para segurança de dados no Gmail

Gmail LogoUm dos detalhes que pode-se considerar mais importantes no uso do Gmail, serviço de emails gratuito do Google, não está, pelo menos por enquanto, documentado. Felizmente podemos contar com sites como este que, assim como o BLOG.MACMAGAZINE, se preocupa em divulgar constantemente informações que podem ser úteis para um grande número de usuários da web.

Publicidade

A explicação técnica de todo o processo está descrita no site em questão, vamos apenas apresentar o problema e resumir as coisas para facilitar as coisas. Basicamente, ao acessarmos normalmente o Gmail via, por exemplo, http://gmail.google.com/, o sistema se encarrega apenas de criptografar a transmissão de dados cliente->servidor no momento do login. Quando você chega na sua caixa de entrada, nada mais está realmente protegido e, apesar de ainda assim ser bastante difícil que um cracker consiga obter informações confidenciais suas, não é o método mais seguro de você enviar emails importantes.

A solução para isso é bem simples: adicione um “s” no protocolo de conexão HTTP e pronto. O endereço que deve passar a acessar o Gmail, portanto, deve ser https://gmail.google.com/. A partir daí, toda a comunicação entre você e os servidores do Google estará protegida. Para não ter que lembrar disso todas as vezes que for acessar seu email, atualize seus favoritos com o novo endereço. Se o Gmail é a sua página inicial, não esqueça também de alterar as preferências do seu navegador, setando a URL de entrada para o novo endereço seguro.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Haverá Showtime da Apple dia 12

Próximo Artigo

FIND terá trasmissão via internet

Posts Relacionados