O melhor pedaço da Maçã.

Acessibilidade: como ativar o Reconhecimento de Som [iPhone e iPad]

Junto ao iOS 14 e ao iPadOS 14, a Apple trouxe uma novidade bem interessante para a área de acessibilidade desses sistemas operacionais.

Publicidade

Trata-se do Reconhecimento de Som (Sound Recognition) que, como o próprio nome já diz, reconhece sons ambientes. O seu uso é bem-vindo principalmente para aqueles usuários que têm algum problema auditivo.

Entre os sons disponíveis que podem ser reconhecidos pelo seu smartphone ou tablet, temos: sirene, fumaça, campainha, água corrente, bebê chorando, cães e gatos.

Confira, a seguir, como ativar essa bela função!

Publicidade

Vá em Ajustes » Acessibilidade » Reconhecimento de Som. Ao ativar essa opção, você chegará a uma segunda seção na tela.

Toque nela e selecione quais sons você deseja ser notificado quando o dispositivo reconhecê-lo. Quando escolher o primeiro deles, você será alertado de que o recurso “E aí, Siri” (Hey, Siri) não funcionará enquanto o Reconhecimento de Som estiver ativo.

Ciente disso, selecione “Ativar Reconhecimento de Som”. Quando um som selecionado por você for detectado, uma notificação aparecerá no aparelho.

Publicidade

A Apple alerta, porém, que você não deve depender diretamente desse reconhecimento em situações de perigo.

Ativando/desativando o Reconhecimento de Som pela Central de Controle

Se quiser usar o Reconhecimento de Som apenas num período específico do dia, você pode adicionar um atalho do recurso à Central de Controle, a fim de ativá-lo ou desativá-lo rapidamente.

Para isso, vá em Ajustes » Central de Controle e procure por “Reconhecimento de Som”. Depois, toque no botão verde de “+”, localizado à esquerda.

Publicidade

Para abrir a Central de Controle em iPhones com Face ID e em iPads rodando o iPadOS, deslize o dedo do canto superior direito da tela para baixo; em iPhones com Touch ID, a área pode ser acessada deslizando o dedo de baixo para cima em qualquer local da tela.


Confira um vídeo que nós fizemos do recurso funcionando, ainda na época de testes do iOS 14:

YouTube video

Bem interessante, não é mesmo? 😊

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Como redefinir o código do Tempo de Uso [iPhone, iPad e Mac]

Próx. Post

Com o lançamento da nova Apple TV 4K, vale a pena comprar uma?

Posts Relacionados