O melhor pedaço da Maçã.

iTunes 7: para quê serve o novo campo Album Artist?

Ícone do iTunes 7Em mais um post sugerido pelo assíduo leitor Joel Orbitt, permitam-me apresentar-lhes uma das novidades da versão 7 do iTunes, que foi a adição de um novo campo na janela Get Info de edição de músicas: é o chamado Album Artist. Como qualquer outro campo desta janela de informações, ele serve para facilitar e ajudar na organização e catalogação de suas biblioteca de músicas. Mais que isso, o Album Artist soluciona um problema que permeou todas as antigas versões do tocador digital da Apple.

Publicidade

Até esta versão do iTunes, um álbum qualquer que tivesse um artista principal (vamos chamá-lo de Fulano) com uma ou mais faixas que tivessem a participação de outros artistas tais como “Fulano com part. especial de Cicrano” ou “Fulano & Cicrano” eram então vistas pelo programa como faixas de álbuns separados. Havia, porém, uma solução para o problema, que seria marcar o álbum como compilação (compilation). Apesar de funcionar para a maioria dos usuários, a classificação do álbum desta maneira não é correta, torna a solução incompleta.

Com a adição do campo Album Artist no iTunes 7, um álbum pode ter todas as suas faixas selecionadas e, na janela Get Info, ter o campo preenchido com o nome do artista principal. A partir daí, ele será todo unificado, e faixas que tenham a participação de outros artistas poderão ser classificadas normalmente sem a necessidade de marcá-lo como compilação. Se um determinado álbum não tiver participação de outros artistas, o campo pode ficar em branco.

Aproveitando o assunto, uma dica para os descuidados que estão com problema similar e não sabem o porquê: cuidado com variações mínimas na nomenclatura de álbuns, que por si só já podem os classificar como álbuns diferentes. “Wish You Were Here”, por exemplo, é diferente de “Wish  You Were Here”. Note que há um espaço extra entre “Wish” e “You”, que para o iTunes já o torna diferente do original. Para certificar-se de que todo o álbum possui exatamente o mesmo nome, selecione todas as suas faixas e redigite o nome do álbum na janela Get Info.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Que a Força esteja com a sua porta USB

Próx. Post

Jobs na NewsWeek [atualizada]

Posts Relacionados