Pois é, não agüentei e já baixei a versão 2.0 do Firefox. Minha idéia era esperar algumas semanas para ouvir comentários de todos e ter certeza de que todas as minhas extensões iriam ser atualizadas para a nova era da raposa, mas minha curiosidade foi maior e já escrevo este post, assim com o Douglas, do novo bichinho.
Tão grande quanto minha ansiedade é a lista de extensões que me deparei ainda incompatíveis com o Firefox 2.0. Assim que a nova versão é instalada, logo na primeira vez que o browser é aberto, faz-se uma checagem de todas as suas extensões instaladas, lista quais as incompatíveis, e ainda permite que você faça uma busca por novas versões atualizadas. Após o processo, esta é a minha janela Add-ons:
Antes que eu continue, permitam-me apresentar-lhes a nova janela Add-ons do Firefox 2.0. Até então, no menu Tools, tínhamos opções separadas para extensões e temas. Agora, eles consolidaram todo esse mundo de customizações e ampliação de funcionalidades em um lugar só, facilitando muito o gerenciamento de tudo. Além disso, novos botões de fácil acesso aparecem quando um determinado ítem está selecionado, o que facilita bastante a navegação.
Pois bem, voltando às extensões problemáticas: da lista acima, todas as marcadas com um sinal de exclamação vermelho não são compatíveis com o Firefox 2.0:
- Aardvark
- CSSViewer
- del.icio.us
- Screen grab!
- Tab Mix Plus
- TinyUrl Creator
- Update Notifier
Foi um pouco mais do que eu esperava, mas felizmente não é nada grave. Espero — agora que a versão final da 2.0 foi lançada — que os desenvolvedores corram atrás e lancem novas versões o mais rápido possível. Talvez a mais importante de todas da lista seria a Tab Mix Plus, mas esta perdeu todo — ou quase todo — o seu sentido com o Firefox 2.0: as facilidades no uso e gerenciamento de abas foram quase todas implementadas nativamente, junto com o sistema de armazenamento de sessões e recuperação de tabs e janelas abertas caso o browser for fechado. Me tranqüilizou bastante.
E vocês, como estão por aí? Todos já baixaram o Firefox 2.0?