Backup é importante

Tem gente que se atreve a escrever “becape”, outros são mais sensatos e dizem “cópia de segurança”, mas o bom e conhecido backup é que acaba sobressaindo como termo geral. É um mal necessário: dá trabalho fazer, leva tempo, pára todo o funcionamento do computador, mas quando precisamos dele e não o temos… um desastre.

Publicidade

Ontem estava aqui na empresa vendo que os backups precisavam ser otimizados, principalmente no departamento de desenho, cheio de Mac. Aqui, os discos rígidos de 150GB realmente utilizam os 150GB, ou melhor dizendo, algo menos que isso. É muito arquivo, muita coisa precisa ficar arquivada sem futuras modificações, e outras coisas precisam ser gravadas toda semana pelo menos. Foi quando descobri, quase que acidentalmente, o SilverKeeper, um programa que veio junto com o HD externo LaCie by F.A. Porsche, e que só tem versão para Mac.

Eu já conhecia o FileSync para PCs, e buscava algo parecido para Apple, quando resolvi pesquisar o que vinha naquele CD do disco LaCie. O SilverKeeper parece ser um software e tanto, um achado. Você escolhe os arquivos a serem copiados, o lugar de destino onde eles serão guardados, e aperta um botão para começar tudo! Ainda tem programação de cópia e tal, uma maravilha.

Publicidade

A cópia é feita diretamente e sem compressão de dados, o que facilita na hora de recuperar os arquivos, porém ocupa muito mais espaço no disco que contém o backup. Gostei bastante, e vou seguir usando por aqui, até que apareça algo melhor. Ah, um detalhe: é gratuito e completamente funcional, e não é necessário ter nada da LaCie para obtê-lo. Apesar de que eu gostei muito desse modelo de HD externo e o recomendo.

E você, já fez seu backup hoje?

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…