O melhor pedaço da Maçã.

O que fazer se o seu Mac estiver muito lento

Pessoa usando o MacBook Air M2

O Macintosh (ou Mac, para os mais íntimos) sempre foi conhecido por ser um computador muito mais eficiente e “redondinho” em comparação aos PCs rivais com Windows, da Microsoft.

Publicidade

Apesar de todos os benefícios, as coisas nem sempre saem como deveriam. Por isso, não é raro vermos por aí usuários com queixas de lentidão nas suas máquinas.

Pensando justamente nesse cenário, separamos abaixo algumas dicas que podem lhe ajudar a resolver esse tipo de situação.

Vamos lá?! 👨‍💻

Publicidade
  • Um aplicativo instalado no seu computador pode estar precisando de muita memória, o que pode ocasionar lentidões ou engasgos. Abra o app Monitor de Atividade (dentro da pasta Outros do Launchpad) e clique na aba “Memória” para conferir o uso. Se um app estiver consumindo muita memória, experimente desinstalá-lo.
  • O disco de inicialização do Mac pode estar com espaço insuficiente. Experimente mover os arquivos para outro disco ou um dispositivo de armazenamento externo e/ou apagar aqueles que não precisar mais no drive principal.
  • Se um aplicativo estiver lento, pode ser que ele não seja compatível com a versão atual do macOS ou tenha algum bug a ser resolvido. Experimente apagá-lo e veja se isso resolveu.
  • Remova os itens de início, ou seja, os aplicativos que são abertos automaticamente ao iniciar o Mac. Para conferir essa lista, abra os Ajustes do Sistema, clique em “Geral” e vá em “Itens de Início”.
  • Verifique se o seu Mac está rodando a versão mais recente do macOS disponível para ele.
  • Feche os aplicativos que você não está usando no momento.
  • Apague os arquivos mais pesados do Mac.
  • Use o app Utilitário de Disco para reparar possíveis problemas.
  • Limpe/esvazie o Lixo do macOS.
  • Desconecte todos os periféricos externos conectados ao seu Mac.
  • Em casos mais graves, em que as dicas acima ainda não resolvam o problema, tente fazer uma instalação limpa do sistema operacional.

Se ainda assim estiver com problemas de velocidade no Mac, experimente entrar em contato com a Apple. Você pode fazer isso procurando uma das duas Apple Stores no Brasil, pelo 0800-761-0880, pelo site ou, então, através do app Suporte.


Ícone do app Suporte da Apple
Suporte da Apple de Apple
Compatível com iPadsCompatível com iPhones Compatível com o Apple Vision Pro
Versão 5.3.2 (35.8 MB)
Requer o iOS 16.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Além disso, também é possível procurar um dos vários Centros de Serviço Autorizados da empresa espalhados pelo país.

Obviamente, pode ser também que o seu caso refira-se a um Mac bem antigo, com um processador defasado e/ou pouca memória disponível. Se for esse o caso — uma máquina, digamos, com pelo menos uns 7-8 anos de vida —, pode ser o momento de considerar uma troca.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

★ Ofertas da Black Friday: até 50% de desconto nos melhores produtos da HUAWEI!

Próx. Post

O que fazer se o aviso de pouca memória seguir aparecendo no Mac

Posts Relacionados